Odacil Ranzi teve sua trajetória no Oeste da Bahia reconhecida na sexta-feira (11), ao receber o Título de Cidadão Baiano em cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O empresário, que nasceu no Rio Grande do Sul, se mudou para Barreiras no início da década de 1980 e desde então investe no agronegócio, apoiando produtores e impulsionando o desenvolvimento da região.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), contou com a presença de familiares, amigos e figuras importantes do cenário político e agropecuário. Em discurso, Salles destacou que Ranzi é um exemplo de liderança, dedicação e impacto social. Segundo ele, “Odacil é um dos heróis da resistência e do associativismo no campo baiano”.
De Espumoso para o coração do Cerrado
Natural de Espumoso (RS), Odacil se formou em Economia em 1977. Anos depois, já estava no Oeste da Bahia, onde fundou o Grupo Passo Fundo, na comunidade de Placas, em Barreiras. Começou com soja, arroz e milho, e apostou na fruticultura irrigada, especialmente com banana, no projeto Nupeba, em Riachão das Neves.
Mas sua atuação foi além das lavouras. Com olhar voltado ao social, foi tesoureiro comunitário, vice-presidente da CDL de Barreiras e sócio-fundador da Cooperfarms, onde também atuou como diretor e presidente. Em 2021, assumiu a presidência da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).
Reconhecimento por onde passa
A lista de homenagens a Odacil Ranzi é extensa. Ele já foi reconhecido como uma das 100 personalidades mais influentes no centenário de Barreiras, recebeu o título de Barreirense, diploma de honra ao mérito pela instalação da Ufob, e títulos de cidadão honorário em Anjico e outras localidades. Atualmente, ele é diretor do Departamento do Agro na Câmara do Comércio Brasil/Portugal.
Durante a entrega do título, feita por sua esposa Ediana e as filhas Ana Carolina, Vanessa e Lívia, Ranzi agradeceu com emoção:
“Sou gaúcho de nascimento, é verdade, mas sou baiano de alma há muito tempo”.
Uma homenagem que reforça laços
De acordo com nota da Al-ba, evento contou ainda com a presença de nomes como o deputado federal João Leão (PP), o ex-governador Paulo Souto, além de representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, da Sema e da Fieb.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado