Um acidente com um ônibus de passageiros em um trecho da BR-423 em Pernambuco deixou mais de uma dezenas de mortos na noite de sexta-feira (17). A princípio, o veículo transportava cerca de 35 passageiros e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos 13 pessoas morreram no local. O acidente ocorreu em um trecho entre as cidades de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Como acontece em tragédias, as informações ainda são imprecisas quanto a origem dos passageiros e quantidade de pessoas envolvidas. Contudo, a mídia local aponta Brumado e Feira de Santana como o local de partida do coletivo, para fazer compras no Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe (PE). O grupo retornava para a Bahia quando o ônibus perdeu o controle e tombou em um trecho conhecido como Serra dos Ventos, região de curvas sinuosas e ladeiras íngremes.
De acordo com o chefe de Policiamento da PRF em Garanhuns, Luciano Holanda, o veículo era um ônibus de turismo fretado, com autorização de viagem válida. “Eles tinham um termo de autorização regular para esse fretamento específico”, informou o policial.
Equipes da PRF, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística (IC) e Polícia Civil foram mobilizadas para o socorro. O Corpo de Bombeiros enviou cinco viaturas de resgate e salvamento após o acionamento por volta das 20h. Contudo, ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
Imagens da frente do hospital em Saloá, mostram vários veículos de socorro e uma movimentação intensa de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Outros feridos foram encaminhados para hospitais de Paranatama, Iati e Garanhuns, mas até o momento, não há informações oficiais sobre a identidade das vítimas nem o número total de feridos.
O Instituto de Criminalística realizou a perícia no local para determinar as causas do acidente.
A Secretaria de Saúde de Saloá informou que continua em alerta permanente, acompanhando de perto o trabalho das equipes de socorro e oferecendo apoio logístico e psicológico às vítimas e familiares.
Por Darlan A. Lustosa – Atualizado à 01h40 de 18 de outubro de 2025
De onde saiu o ônibus que tombou em Pernambuco?
O ônibus saiu de Brumado, na Bahia, com destino ao Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.
Quantas pessoas morreram no acidente em Pernambuco?
De acordo com a PRF, pelo menos 13 pessoas morreram no tombamento do ônibus na BR-423, entre Paranatama e Saloá.
O que causou o tombamento do ônibus?
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco.