Prefeitos da Bahia são afastados na Operação Overclean da PF

Investigados são suspeitos de atuar na liberação de emendas parlamentares aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida.

Operação Overclean da Polícia Federal, ex-prefeito de Paratinga, Bahia, Ex-Prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT)
Dinheiro foi encontrado em uma gaveta — Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (27), a quarta fase da Operação Overclean, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, para desarticular um grupo suspeito de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro envolvendo emendas parlamentares.

Entre os alvos principais estão os prefeitos Humberto Raimundo (PT), de Ibipitanga, e Alan Machado (PSB), de Boquira, ambos afastados dos cargos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro (PT), atual pré-candidato a deputado estadual, também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Uma grande quantia em dinheiro foi apreendida na casa dele, mas o valor ainda não foi divulgado.

Esquema envolvia propina e licitações fraudadas, diz PF

As investigações apontam que, entre 2021 e 2024, os gestores atuaram na liberação de emendas parlamentares mediante o pagamento de propina, com a manipulação de processos licitatórios para beneficiar empresas vinculadas à organização criminosa.

As ações da PF ocorreram nos municípios de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, totalizando 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento de servidores públicos.

Os crimes investigados incluem:

  • Corrupção ativa e passiva
  • Peculato
  • Fraude em licitações e contratos
  • Lavagem de dinheiro
  • Organização criminosa

A CGU e a Receita Federal continuam acompanhando o caso.

Dinheiro escondido em guarda-roupa e pré-candidatura em risco

Durante o cumprimento dos mandados, agentes federais localizaram uma grande quantia de dinheiro escondida em gavetas na casa de Marcel Carneiro, ex-prefeito de Paratinga. As imagens devem integrar os relatórios da operação, que também podem comprometer sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026.

A Operação Overclean segue em andamento, e os materiais apreendidos passam por análise da PF. Os alvos ainda não se manifestaram.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9702 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários