A beleza de uma fotografia no protesto na Faixa de Gaza comparada com quadro da Revolução Francesa

Imagem feita em um protesto contra o bloqueio israelense de Gaza em 22 de outubro Foto: Mustafa Hassona / Anadolu
Portal do Cerrado com informações da Al Jazeera

 

 

Uma imagem feita pelo fotógrafo Mustafa Hassouna, da Agência Anadolu em 22 de outubro, onde um jovem sem camisa segurando uma bandeira da Palestina com uma mão e balançando um espécie de estilingue sobre a cabeça, em Gaza, fez-se comparações com icônica pintura da Revolução Francesa, Liberdade Guiando o Povo em tradução livre.

A foto mostra o palestino A’ed Abu Amro, de 20 anos, sobressaindo em meio a um protesto contra o bloqueio israelense. Ele aparece em nítido contraste com outros manifestantes e repórteres com jaquetas de proteção atrás de si, todos contra um fundo de fumaça preta de pneus em chamas. A imagem foi twittada mais de 5.000 vezes. 

Abu Amro vive no bairro de al-Zaytoun, na cidade de Gaza. Ele protesta todas as sextas e segundas-feiras com amigos. “Fiquei surpreso que essa foto minha se tornou viral”, disse ele à Al Jazeera. “Eu participo de protestos semanalmente, às vezes mais. Eu nem sabia que havia um fotógrafo perto de mim.”

A professora universitária Laleh Khalili,  compartilhou a foto no Twitter na terça-feira, escrevendo: “Santo! que imagem”. 13ª tentativa de quebrar o bloqueio de Gaza por mar “.” Ela seguiu-o com um segundo tweet contendo uma imagem de “La Liberté guidant le peuple” , pintado por  Eugène Delacroix comemorando a Revolução de Julho de 1830, que derrubou o rei Carlos X da França. 

Nessa pintura icônica, uma mulher que simboliza a Liberdade conduz as pessoas por uma barricada e por cadáveres dos mortos, segurando a bandeira tricolor  da Revolução Francesa, que se tornou a bandeira da França. Vários usuários concordaram com a comparação.

 

 

 

 

O quadro de Eugène Delacroix está exposição no Museu do Louvre, em Paris . Foto: Reprodução: Wikipédia

 

 

About Darlan Alves Lustosa 8306 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários