Nossa Senhora da Conceição segue homenageada por devotos católicos e seguidores de religião de matriz africana em Salvador, neste domingo (8). A programação, que começou no dia 29 de novembro com os novenários, se estenderá ao longo do dia em que se comemora a Padroeira da Bahia.
Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além da Basílica Santuário, localizada no bairro Comércio, outras paróquias que também são dedicadas à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição contam com programações especiais.
Neste ano, a celebração comemora também os 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que afirma que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem pecado original. Isso significa que Maria foi preservada de qualquer mancha de pecado desde o momento da concepção, por graça especial de Deus.
Missa
O ponto alto dos festejos ocorreu com a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 8h. Em seguida, a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José percorreu as principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica, com a bênção do Santíssimo Sacramento. A missa contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis.
De acordo com o jornal Correio, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, foi primeiro santuário dedicado à Santa construída na Bahia. No único lugar do mundo em que Maria tem esse título, alguns devotos vestiam branco com imagens da Santa enquanto outros de amarelo faziam referência à Oxum, orixá que no sincretismo religioso é associada à Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Com G1 e jornal Correio | Leia mais em Portal do Cerrado