Papa Francisco anuncia grupo de cardeais de onde deve sair seu substituto

O Papa Francisco, de 86 anos, revelou sua decisão neste domingo (9), de nomear 21 clérigos para o prestigioso título de cardeal, deixando sua marca no grupo de onde eventualmente surgirá seu sucessor após sua morte ou renúncia. A solene cerimônia de instalação, conhecida como consistório, está programada para ocorrer em 30 de setembro.

O anúncio foi feito após rezar o Angelus, para fiéis católicos turistas na Praça São Pedro em Roma. Este será o nono Consistório de seu Pontificado. O primeiro foi em 22 de fevereiro de 2014, seguiu-se o de 14 de fevereiro de 2015; 19 de novembro de 2016; 28 de junho de 2017;. 28 de junho de 2018; 05 de outubro 2019; 28 de novembro de 2020; 27 de agosto de 2022.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Os recém-nomeados cardeais provêm de diversos países, incluindo Estados Unidos, Itália, Argentina, Suíça, África do Sul, Espanha, Colômbia, Sudão do Sul, Hong Kong, Polônia, Malásia, Tanzânia e Portugal.

Dezoito dos 21 novos cardeais possuem menos de 80 anos e estarão habilitados a participar de um possível conclave para a escolha do próximo papa.

“Queridos irmãos e irmãs, tenho o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de setembro realizarei um Consistório para a criação de novos cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, disse o Papa Francisco.

Mundo
Comentários (0)
Adicionar Comentário