Papa Francisco anuncia grupo de cardeais de onde deve sair seu substituto

Cerimônia, conhecida como consistório, será realizada em 30 de setembro, anunciou Francisco

Consistório, Papa Francisco, Igreja Católica Apostólica Roma
Foto: Divulgação/Vatican News

O Papa Francisco, de 86 anos, revelou sua decisão neste domingo (9), de nomear 21 clérigos para o prestigioso título de cardeal, deixando sua marca no grupo de onde eventualmente surgirá seu sucessor após sua morte ou renúncia. A solene cerimônia de instalação, conhecida como consistório, está programada para ocorrer em 30 de setembro.

O anúncio foi feito após rezar o Angelus, para fiéis católicos turistas na Praça São Pedro em Roma. Este será o nono Consistório de seu Pontificado. O primeiro foi em 22 de fevereiro de 2014, seguiu-se o de 14 de fevereiro de 2015; 19 de novembro de 2016; 28 de junho de 2017;. 28 de junho de 2018; 05 de outubro 2019; 28 de novembro de 2020; 27 de agosto de 2022.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Os recém-nomeados cardeais provêm de diversos países, incluindo Estados Unidos, Itália, Argentina, Suíça, África do Sul, Espanha, Colômbia, Sudão do Sul, Hong Kong, Polônia, Malásia, Tanzânia e Portugal.

Dezoito dos 21 novos cardeais possuem menos de 80 anos e estarão habilitados a participar de um possível conclave para a escolha do próximo papa.

“Queridos irmãos e irmãs, tenho o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de setembro realizarei um Consistório para a criação de novos cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, disse o Papa Francisco.

Sobre Redação 5919 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários