Peixe ‘Diabo Negro’ é avistado pela primeira vez à luz do dia

Veja vídeo.

Peixe 'Diabo Negro' é avistado pela primeira vez à luz do dia
Peixe 'Diabo Negro' é avistado pela primeira vez à luz do dia - Foto: Reprodução

Pesquisadores da ONG Condrik Tenerife fizeram um registro inédito que está chamando atenção: o avistamento de um peixe ‘diabo negro’ (Melanocetus johnsonii) à luz do dia, algo nunca visto antes. O raro episódio aconteceu próximo à costa de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, na Espanha.

O peixe, famoso por viver nas profundezas abissais, estava a apenas dois quilômetros da costa, em águas rasas, o que é extremamente incomum. Normalmente, essa espécie habita profundidades que variam de 200 a 2 mil metros. O momento foi registrado em vídeo pelo fotógrafo David Jara, acompanhado dos biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco.

O avistamento aconteceu em 26 de janeiro, enquanto uma equipe retornava de uma expedição de pesquisa sobre tubarões. Segundo Laia Valor, o momento foi surpreendente:

“Vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro”, contou ao jornal espanhol El Mundo.

Se trata de um verdadeiro depredador das profundezas, que habita no fundo marinho entre os 200 e os 2000m de profundidade e que utiliza seu apêndice dorsal repleto de bactérias simbióticas bioluminiscentes a modo de cebo para atrair suas presas, da mesma forma que no popular filme de “Buscando a Nemo”, publicou no Instagram.

Primeiro registro de um adulto vivo na superfície

Até então, os registros desse peixe abissal se limitavam a larvas, exemplares de adultos mortos ou imagens feitas por submarinos em águas profundas. Este é o primeiro registro no mundo de um exemplar adulto, vivo, à luz do dia e próximo à superfície.

O motivo para o peixe estar tão perto da superfície ainda é desconhecido. No entanto, segundo a ONG, o ‘diabo negro’ estava visivelmente debilitado, o que pode ter provocado a sua subida. Especialistas estão analisando o caso para entender melhor o comportamento desse misterioso habitante das profundezas.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 8727 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários