Lula lidera pesquisa Quaest para as eleições de 2026, mas maioria quer nova opção

Levantamento mostra estabilidade na liderança do petista, que venceria todos os adversários testados, mas revela desejo por uma terceira via.

pesquisa Quaest eleições 2026, Lula, Luís Inácio Lula da Silva, Presidente da República, Eleições 2026, Cenário eleições 2026
Lula aparece à frente em todos os cenários da Quaest, mas 56% rejeitam reeleição - Foto: Fábio rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários das eleições de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento, com 95% de confiança e margem de erro de dois pontos percentuais, mostra que o petista mantém estabilidade pelo segundo mês seguido, com pequena variação em relação a setembro.

Mesmo com a liderança consolidada, o estudo indica que 56% dos eleitores não querem que Lula tente a reeleição, enquanto 42% apoiam uma nova candidatura. Caso dispute, será a sétima eleição presidencial de sua trajetória política e poderá representar o quarto mandato.

Comparação entre Lula e possíveis adversários

A pesquisa simulou disputas entre Lula e nomes como Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD).

Nos cenários de segundo turno, o presidente venceria todos os adversários testados com ampla vantagem:

  • Ciro Gomes: +9 pontos
  • Jair Bolsonaro: +10 pontos
  • Tarcísio de Freitas: +12 pontos
  • Michelle Bolsonaro: +12 pontos
  • Ratinho Júnior: +13 pontos
  • Romeu Zema: +15 pontos
  • Ronaldo Caiado: +15 pontos
  • Eduardo Bolsonaro: +15 pontos
  • Eduardo Leite: +23 pontos

Apesar do favoritismo, a pesquisa mostra desejo do eleitorado por uma terceira via, o que reforça a busca por novas lideranças políticas até 2026.

Lula amplia vantagem sobre Tarcísio e lidera todos os cenários para 2026 em nova pesquisa Quaest – Foto: Reprodução

Rejeição a Bolsonaro e busca por renovação

Os entrevistados também indicaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2060 após ser condenado a 27 anos de prisão, não deveria participar da disputa presidencial. A ausência do ex-chefe do Executivo abre espaço para nomes aliados, como Michelle Bolsonaro, testada pela Quaest em diferentes cenários.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro, de forma presencial.

Com Bahia.ba e Bahia Notícias

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários