O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários das eleições de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento, com 95% de confiança e margem de erro de dois pontos percentuais, mostra que o petista mantém estabilidade pelo segundo mês seguido, com pequena variação em relação a setembro.
Mesmo com a liderança consolidada, o estudo indica que 56% dos eleitores não querem que Lula tente a reeleição, enquanto 42% apoiam uma nova candidatura. Caso dispute, será a sétima eleição presidencial de sua trajetória política e poderá representar o quarto mandato.
Comparação entre Lula e possíveis adversários
A pesquisa simulou disputas entre Lula e nomes como Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD).
Nos cenários de segundo turno, o presidente venceria todos os adversários testados com ampla vantagem:
- Ciro Gomes: +9 pontos
- Jair Bolsonaro: +10 pontos
- Tarcísio de Freitas: +12 pontos
- Michelle Bolsonaro: +12 pontos
- Ratinho Júnior: +13 pontos
- Romeu Zema: +15 pontos
- Ronaldo Caiado: +15 pontos
- Eduardo Bolsonaro: +15 pontos
- Eduardo Leite: +23 pontos
Apesar do favoritismo, a pesquisa mostra desejo do eleitorado por uma terceira via, o que reforça a busca por novas lideranças políticas até 2026.
Rejeição a Bolsonaro e busca por renovação
Os entrevistados também indicaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2060 após ser condenado a 27 anos de prisão, não deveria participar da disputa presidencial. A ausência do ex-chefe do Executivo abre espaço para nomes aliados, como Michelle Bolsonaro, testada pela Quaest em diferentes cenários.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro, de forma presencial.
Com Bahia.ba e Bahia Notícias
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado