A Polícia Militar da Bahia (PMBA) comemorou seus 200 anos com uma grande celebração nesta segunda-feira (3), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O evento reuniu autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), além de oficiais, praças e convidados.
Durante a cerimônia, um desfile cívico-militar destacou uniformes históricos e viaturas das décadas de 1970 e 1980. Além disso, 318 personalidades foram homenageadas com a Medalha Comemorativa dos 200 anos da PMBA por suas contribuições à corporação.
De forma inédita, quatro policiais militares da reserva, centenários, receberam a Medalha do Mérito Policial-Militar, reconhecendo sua dedicação e serviço prestado ao longo dos anos.
PMBA e sua importância na segurança pública
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a relevância da PMBA na segurança pública. “A confiança que o povo da Bahia tem nessa polícia, bicentenária. Nós temos muitas inovações e muito trabalho aqui. Já vi diversas demonstrações de coragem dos nossos policiais. Me engrandece muito estar aqui hoje como governador do Estado e celebrar 200 anos de uma instituição de muito respeito da segurança pública nacional”, destacou o governador.
“Uma força a serviço do cidadão que envolve não só o trabalho preventivo, também educacional, de homens e mulheres que honram essa farda, para proteger, mesmo que seja com sacrifício da própria vida. Então, muito importante e emblemática essa instituição, que é, além de respeitada pelos baianos, referência nacional”, comentou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
História da Polícia Militar da Bahia
Fundada oficialmente em 1825, a PMBA é a terceira Polícia Militar mais antiga do Brasil. Criada por um Decreto Imperial assinado por D. Pedro I, a corporação participou de momentos históricos, como a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai.
Atualmente, a PMBA tem mais de 33 mil integrantes em atuação. Desde sua fundação, foi comandada por 64 oficiais superiores, sendo o atual Comandante-Geral o coronel Paulo Coutinho, no cargo desde janeiro de 2021.
Ao comentar os desafios futuros da PM, o comandante-geral, declarou que “é levar segurança ao nosso cidadão e, sobretudo, acolher em qualquer situação que for preciso. É isso que a Polícia Militar faz, são essas nossas diretrizes com a implementação de novas tecnologias e maior número de recursos humanos”.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado