Formosa do Rio Preto

Polícia de Formosa do Rio Preto humaniza atendimento e sensação de segurança é sentida pela população

Portal do Cerrado |Formosa do Rio Preto (BA)| 
Atualizado as 21:46

 

As ações preventivas implementadas pela Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, vêm ganhando o reconhecimento da população, principalmente, na manutenção das políticas de polícia comunitária e valorização do cidadão pela conscientização. O modelo de trabalho de aproximação da Polícia Militar junto à comunidade,   implantado e  defendido pelo comandante, Major Diz Pazos, que é graduado em Direito, com pós graduação em Direitos Humanos e Cidadania e especialização Segurança Pública, foi integralmente absorvido pela tropa, fazendo um trabalho de reciprocidade com a sociedade formosense.

Publicidade

 

Major Diz Pazos: Do diagnóstico à ações que reduziram a violência em Formosa do Rio Preto Foto: Portal do Cerrado

Major Diz Pazos: Do diagnóstico à ações que reduziram a violência em Formosa do Rio Preto Foto: Portal do Cerrado

Os efeitos são sentidos pela sociedade com diminuição dos índices de criminalidade e aumento na sensação de segurança, sentida pela população de Formosa do Rio Preto (BA). Quando comparado com 2017, o número de furtos caiu 59,10% e o de roubos  57,14%. A queda no número de tentativas de homicídios  foi de 55,55%, ocorrendo apenas 4 casos, igualando o número de homicídios que no ano anterior foi de 6 mortes. O número de lesões corporais foi o único que teve aumento em relação a 2017. No geral, o índice de violência no município caiu 40%.

 

Obviamente quando cheguei a Formosa do Rio Preto, fiz um diagnóstico. Qual a demanda da sociedade? O que tenho de recursos humanos e material? a partir daí começamos a desenvolver algumas ações de visibilidade e ostensividade a polícia. Quais são os pontos sensíveis no município? Então a tranquilidade sentida da cidade perpassa por capacitação, tratamento humano e a parte técnica.

 

O trabalho policial foi otimizado desde as rondas ostensivas e preventivas, até o desenvolvimento de programas sociais e educativos em parceria com as iniciativas públicas e privadas do município, como Blitz “Trânsito Saudável”, Proerd que visa a prevenção ao uso e consumo de drogas , Ronda Escolar, Programa Mãos que Previnem Raízes do Amanhã, além do atendimento a demandas geradas pelas escolas municipais e estaduais, pela Secretária de Assistência Social e instituições religiosas.

Para além do trabalho de valorização junto a população onde atua, a Companhia Independente também em agosto deste ano, premiou  e homenageou os policiais escolhidos como PM Praça Padrão e Oficial Padrão, e os primeiros colocados no ranking operacional no primeiro semestre de 2018, das cidades que compõe a 86ª CIPM.  

 

“…Imperioso se faz que o gestor público moderno, valorize seu colaboradores, implementando rotinas de aferição de produtividade policial, como atendimento das ocorrências policiais e assistenciais, observação do comportamento e postura do PM e seu relacionamento com a comunidade que atende”, destaca Diz Pazos.

 

As ações da Polícia Militar tem tido um efeito correlato junto ao empresariado local, que vem apoiando e contribuindo com os programas sociais da 86ª Companhia Independente.  

 

O policial enfrenta a noite fria, uma operação no cerrado de três dias, uma ocorrência de trânsito debaixo de chuva, mas o policial é humano, e o nosso contato diário é com a população e uma população de bem. É com  o ser humano. A Polícia hoje tem a preocupação muito grande de levar a humanização”. Major Diz Pazos

Sd PM Tássio ministrando palestra no Simpósio Qualidade de Vida
Campanha do Agasalho idealizada pela 86ª CIPM Formosa do Rio Preto
Encerramento nona etapa de projeto social Mãos que previnem Raízes do Amanhã Foto: 86ª CIPM | Formosa do Rio Preto (BA)
Parada de Instruções na 86ª CIPM

Fotos: 86ª CIPM | Formosa do Rio Preto (BA)

 

O Major Diz Pazos assumiu o comando da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar, que engloba os municípios de Santa Rita de Cássia, Mansidão, Riachão das Neves e Buritirama, com sede em Formosa do Rio Preto, em 09 de agosto de 2017.

 


Mais notícias sobre:

 

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Homem colide moto no carro da ex e sofre trauma grave em LEM

Homem fica gravemente ferido após colidir a moto na traseira do carro da ex-esposa, durante…

% dias atrás

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (7)

Vacinação contra a gripe 2025 tem início nesta segunda-feira (7) em todo o país. A…

% dias atrás

Repositor de Salvador encanta público no Domingão com Huck

Repositor de Salvador Nathan Gomes surpreendeu o Brasil ao emocionar o público do programa Domingão…

% dias atrás

Romeiro de MG desaparece em Bom Jesus da Lapa

Um romeiro de 55 anos, identificado como Mauro Lúcio da Silva, desapareceu durante uma excursão…

% dias atrás

Santos e Bahia empatam em 2 a 2 pela 2ª rodada do Brasileirão

Na noite deste domingo (6), Santos e Bahia empataram em 2 a 2 em um…

% dias atrás

Professor de Biritinga, Bahia, morre de meningite bacteriana aos 33 anos

Professor Davidson Souza Brito, de apenas 33 anos, morreu após ser diagnosticado com meningite bacteriana,…

% dias atrás

This website uses cookies.