Polícia desarticula quadrilha envolvida em conflitos agrários no Oeste da Bahia

Dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram cumpridos durante as ações em Santa Maria da Vitória

Dois mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram cumpridos durante as ações em Santa Maria da Vitória - Foto ilustrativa/SSP/BA

Duas pessoas foram presas preventivamente e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na quinta-feira (22), em Santa Maria da Vitória, durante operação deflagrada pela 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), daquele município, para desarticular uma quadrilha suspeita de se apossar de propriedades alheias fazendo uso de violência.

Além do crime de esbulho possessório, o grupo também é suspeito de perseguição, posse e porte de arma de fogo, constrangimento ilegal e falsa comunicação de crimes em face de posseiros. Celulares e um computador foram apreendidos com os investigados.

 

De acordo com o coordenador regional de Santa Maria da Vitória, delegado Alexandre Haas Pinheiro Cunha, o grupo criminoso é suspeito de atear fogo em várias casas do povoado de Mutum, ameaçar de morte os posseiros e efetuar disparos de arma de fogo. “A ação ocorreu no dia 14 de julho e eles chegaram a destruir um galpão com uma moto serra, com a finalidade de expulsar os moradores de suas propriedades”, salientou.

Ainda de acordo com o delegado, em setembro deste ano a mesma quadrilha apresentou dois posseiros na Delegacia Territorial (DT) de Santa Maria da Vitória, sob a acusação de que um deles estava armado dentro de uma propriedade particular. “Ao final das oitivas, constatamos que os posseiros não estavam armados e que, na verdade, eles queriam impor, por meio do medo, a sua vontade e expulsar os moradores da região, diante do acirramento dos conflitos agrários e da escalada criminosa”, destacou Alexandre Haas.

Novas diligências serão realizadas para localizar outros envolvidos no grupo criminoso. A dupla presa foi submetida ao exame de corpo de delito e está à disposição da Justiça.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8341 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários