Em sua visita ao Oeste da Bahia na manhã desta sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro recebeu o ex-combatente de guerra Eurypedes Pamplona de 101 anos e o seu biógrafo o policial, historiar e morador de Mansidão, João Pinheiro.
Em toda a história republicana, apenas dois presidentes foram a Barreiras. Foram eles, Eurico Dutra, em 1946, e Dilma Roussef, em 2015. Vale ressaltar que Getúlio Vargas e Fernando Collor também compareceram, mas em campanha eleitoral. Hoje, Jair Bolsonaro é o terceiro presidente a pisar no Oeste Baiano, mas nem por isso deixou de fazer história: ele é o primeiro presidente do Brasil a receber e honrar pessoalmente Eurypedes Larcerda Pamplona, o único barreirense homem a combater na Segunda Guerra Mundial, e que hoje conta 101 anos de idade.
Com o apoio fundamental do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), a recepção foi planejada desde maio pelo Soldado PM João Pinheiro, que serve em Mansidão. João Pinheiro, também conhecido em Barreiras como o Tenente Pinheiro, é ex-militar do Exército Brasileiro (Tenente Temporário), professor, historiador, e biógrafo do ex-combatente. Neste sentido, ele produziu um vídeo caseiro para, com o apoio de autoridades, fazer chegar ao Presidente Bolsonaro.
Nesta gravação, tanto biografado quanto biógrafo solicitam uma visita do chefe da nação. Vale lembrar que Bolsonaro também é ex-militar do Exército, e fiel admirador do militarismo, sobretudo da história da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tropa que combateu o nazi-fascismo na Itália. Já se tornou comum, na agenda presidencial, a visita do chefe da nação aos veteranos da FEB.
Eurypedes Pamplona nasceu em 10 de junho de 1919, e foi o quinto dos sete filhos de Manoel Pamplona e Arlinda Lacerda. Serviu no (hoje extinto) Tiro de Guerra 128, e ao se mudar para tentar ganhar a vida no Rio de Janeiro, foi convocado para a Segunda Guerra Mundial, após o afundamento dos navios mercantes brasileiros pelos submarinos nazifascistas.
Durante meses, o Cabo Pamplona combateu as tropas de Hitler em território italiano, até o término do conflito pelas Forças Aliadas. Ao regressar, foi bem recebido pelos barreirenses, que com o passar dos anos, foram se esquecendo da sua história, até a chegada do Tenente Pinheiro a Barreiras, que por iniciativa própria, conseguiu lançar a sua biografia no ano de 2015.
Com o término do seu tempo militar, e a aprovação no certame da PMBA, o referido militar não se eximiu da sua missão moral, lançando a segunda edição em junho de 2019, para celebrar o centenário do herói barreirense.
Hoje, Eurypedes Pamplona realiza o seu sonho de ser recebido por um Presidente do Brasil, ao lado do seu leal biógrafo, o Soldado PM João Pinheiro, que trabalha em Mansidão. Na oportunidade, tanto o Cabo Pamplona quanto o Tenente/Soldado Pinheiro entregaram um exemplar do livro ao Presidente do Brasil.
Jair Bolsonaro também foi agraciado com o Diploma da Marcha Pelo Centenário, criado ainda em 2018 com o objetivo de honrar todos aqueles que colaborassem para honrar o centenário do herói barreirense. Todavia, mesmo após os cem anos, as homenagens não cessaram, nem tampouco o reconhecimento dos colaboradores que continuaram rendendo homenagens ao herói barreirense. De autoridades a estudantes, muito já foram contemplados, sendo o Presidente Bolsonaro o agraciado de nº 387.
VEJA TAMBÉM:
Veículo roubado, armas e munições foram apreendidos após confronto com a polícia em Ibotirama nesta…
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta terça-feira (8) seu pedido de exoneração do…
O repórter do SBT, Rodrigo Garavini, foi retirado por policiais civis durante uma transmissão ao…
As manchas de suor nas roupas, especialmente nas axilas de camisetas brancas ou coloridas claras,…
Motorista seguia para o estado de Goiás, após deixar o Maranhão com uma carga de…
Um grave acidente envolvendo um ônibus de viagem deixou dez mortos, incluindo duas crianças, na…
This website uses cookies.