Por 100 anos: Lula promete derrubar sigilos de Bolsonaro se for eleito presidente

Foto: Ricardo Stuckert

O pré-candidato ao Planalto e ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (26), que pode derrubar os decretos de sigilo de 100 anos impostos pelo governo, prática que se tornou frequente na gestão Bolsonaro.

Em entrevista a blogueiros de esquerda, o petista disse que Bolsonaro é refém do Congresso Nacional. “Ele vive de favor, fazendo decreto lei, fazendo indulto fora de hora, transformando qualquer coisinha que os filhos dele façam em sigilo de 100 anos. Tudo é sigilo de 100 anos. Mas se preparem que nós vamos dar um jeito nisso”, afirmou Lula.

Um dos primeiros e mais conhecidos sigilos de 100 anos impostos pelo presidente refere-se à sua carteria de vacinação contra a Covid-19. O mais recente refere-se aos encontros entre Bolsonaro e os pastores Gilmar e Arilton, lobistas do Ministério da Educação (MEC).

Anterior à fala de Lula, ao ser questionado por um internauta sobre o uso indiscriminado de sigilos, Bolsonaro ironizou: “Em 100 anos saberá”.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários