Por que os votos de Zé Augusto foram anulados em Formosa do Rio Preto?

Candidato concorria a majoritária pelo MDB e recebeu algumas dezenas de votos.

Zé Augusto, candidato a prefeito, Formosa do Rio Preto, Bahia, Eleições 2024, Tribunal Superior Eleitoral, TSE
Foto: Reprodução/TSE

Os votos para Zé Augusto, candidato a prefeito de Formosa do Rio Preto pelo MDB, não foram computados como válidos nas eleições municipais de 2024. A razão para a exclusão dos votos foi a desistência de seu candidato a vice, que apoiou a chapa de Bira. Ainda assim, Zé Augusto recebeu 32 votos de eleitores que acreditavam em suas propostas de governo.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) classifica a situação como “anulação técnica”. Além disso, 425 eleitores anularam seu voto diretamente na urna durante a eleição do dia 6 de outubro, enquanto outros 90 preferiram votar em branco.

Filho do ex-prefeito Agamemnon que governou entre 1973 a 1976, Zé Augusto, já foi vereador do município entre 1989 e 1992. Eleito em 1988 com 25 anos na segunda gestão de Domingos Bispos, que na época voltava a governar o município de 1989 a 1992.

Votação

Com comparecimento de 89,76% do eleitorado, o município teve uma abstenção de 10,24% ou 2.074 eleitores não foram às urnas em Formosa do Rio Preto.

Resultados para Prefeito

  • Do total de eleitores que compareceram, 18.173 votaram para prefeito, sendo:
    • 17.626 votos válidos (96,99%)
    • 90 votos em branco (0,50%)
    • 457 votos nulos (2,51%), dos quais 32 foram anulados tecnicamente devido à desistência de um candidato.

3. Resultados para Vereador

  • Na eleição proporcional para vereadores, também foram contabilizados 18.173 votos, com:
    • 17.777 votos válidos (97,82%)
    • 112 votos em branco (0,62%)
    • 284 votos nulos (1,56%)
    • 638 votos na legenda (3,59%)

Em Formosa do Rio Preto, o povo escolheu Neo para continuar a governar o município.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8390 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários