Por que temos que pensar o esporte como inclusão social em Formosa do Rio Preto?

Time de futebol do bairro Progresso participa de campeonato na Lagoa do Dé. - Foto: Portal do cerrado

As reflexões sobre o papel do esporte como ferramenta em políticas públicas para juventudes nos chama atenção para pensarmos como possibilidade de incidência politica, concepção de cultura e inclusão.

É muito comum ver nos municípios brasileiros, principalmente os de pequenos portes, a existência de “educação, cultura, esporte e lazer”, ou “cultura e esportes’, todos reunidos na mesma pasta de governança como se na prática, houvesse diálogos entre eles de forma planejada, com ações articuladas entre si, mediante a importância de cada tema. Cultura, Educação, Esporte e Lazer são fenômenos sociais que podem ter o mesmo destaque, configurando como manifestações socioculturais, possibilidades pedagógicas e inclusão social para as juventudes de forma assegurada pelo estado como politica pública.

Isso significa que, para assegurar recursos que possa efetivar e materializar propostas integradas envolvendo  esporte, cultura, Lazer e educação, com finalidade de fomentar ações voltadas à autonomia cidadã das juventudes, é necessário  deslocar o pensamento do senso comum para perceber a importância desses temas como fatores de desenvolvimento humano e social.

O desafio da construção desse pensamento deve haver uma sinergia entre gestores sociais responsáveis por cada pasta de governança e pela incidência politica da sociedade como forma de participação  popular, reunindo esforços na mesma direção da conquista de cidadania, assegurando efetivamente a garantia de equipamentos esportivos e  culturais. Mas, muito além de transformar os municípios em potências olímpicas com destaque de um ou mais atletas em determinadas modalidades, o esporte para além do futebol como supremacia entre a diversidade esportiva, torna-se ferramenta de socialização e prevenção. Pensar de forma articulada, ampla, universal com foco nas juventudes exige certo empenho, vontade politica, participação popular e superação do jogo de interesses representado pelo poder público.

Ver as juventudes nos espaços urbanos e rurais, promovendo suas   existências através da democratização de espaços e equipamentos culturais e esportivos, possibilita também para o desenvolvimento humano e social a partir da presença do estado assegurado pelas politicas com foco nas juventudes.

Allan Lusttosa é fotógrafo formado pela Universidade Jorge Amado e atua no Terceiro Setor.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários