O prefeito de São Félix do Coribe, no Oeste da Bahia, Jutai Eudes Ribeiro Ferreira (PP), foi preso nesta terça-feira (10) durante a Operação Palácio do Saber, de busca e apreensão da Polícia Federal. A ação investigava supostas irregularidades em procedimentos licitatórios na Bahia e 19 mandados de busca e apreensão cumpridos em quatro cidades. Já a prisão de Chepa Ribeiro, ocorreu após os policiais encontrarem na casa do gestor armamento de uso restrito e drogas, de acordo com o G1.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Chepa Ribeiro é alvo da operação que investiga fraudes em licitações que causaram um prejuízo de R$ 15 milhões. Os contratos seriam na área de educação. Os mandados judiciais foram cumpridos em São Félix do Coribe, bem como em Bom Jesus da Lapa e Barreiras, também no Oeste, e Vitória da Conquista, no Sudoeste, com ordens expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, pelo fato de o prefeito ter foro privilegiado, .
A operação investiga delitos de desvios de verba pública federal, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
De acordo com o G1, ao todo, os crimes, cujas penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão, são:
- desvios de verba pública federal (art. 1º, I Decreto-Lei 201/1967);
- fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93, atualmente art. 337-F do Código Penal);
- corrupção ativa e passiva (art. 333 e 317 do CP);
- lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98);
- organização criminosa (Art. 1º, §1º, da Lei 12.850/2013).
Ainda confrme o G1 a assesoria da prefeitura e do prefeito Jutai Eudes Ribeiro Ferreira foi procuradas, mas ainda não haviam retornado com informações.
Contudo, ainda não há informação sobre os outros alvos da operação.