
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira (PSD), e do vice, Doda Morais (PP), após reconhecer a prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. Além da cassação, ambos foram declarados inelegíveis até 2032.
A ação movida pelo ex-candidato Rone Morais (MDB), teve como base três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs). A sentença também atingiu o ex-prefeito Marcos Galvão de Assis (PSD), que governou o município por dois mandatos consecutivos. Conforme apontou o Bahia Notícias, ele foi considerado um dos articuladores das irregularidades.
Esquema envolveu uso da máquina pública
Segundo o juiz eleitoral da 136ª Zona, os investigados utilizaram a estrutura administrativa da Prefeitura de Ibicuí para favorecer a candidatura de Salomão Cerqueira, então vice de Marcos Galvão. As ações incluem:
- Nomeações e exonerações de servidores com fins eleitorais;
- Entrega direcionada de bens e serviços públicos em troca de apoio político;
- Utilização das festividades tradicionais de Ibitupã, em agosto e setembro de 2024, com finalidade política.
“O uso da máquina pública e de eventos centenários para fins eleitorais é intensamente reprovável”, afirmou o magistrado, classificando a conduta como de “alta gravidade”.
Cassados permanecem nos cargos por enquanto
A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Contudo, até o trânsito em julgado, Salomão e Doda seguem nos respectivos cargos.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado