Prefeito e vice de Ibicuí, na Bahia, têm mandatos cassados

Salomão Cerqueira e Doda Morais são acusados de usar a estrutura da Prefeitura para obter vantagens eleitorais. Cabe recurso da decisão.

ustiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira (PSD), e do vice, Doda Morais (PP)
Foto: Reprodução / Redes Sociais via Bahia Notícias

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira (PSD), e do vice, Doda Morais (PP), após reconhecer a prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. Além da cassação, ambos foram declarados inelegíveis até 2032.

A ação movida pelo ex-candidato Rone Morais (MDB), teve como base três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs). A sentença também atingiu o ex-prefeito Marcos Galvão de Assis (PSD), que governou o município por dois mandatos consecutivos. Conforme apontou o Bahia Notícias, ele foi considerado um dos articuladores das irregularidades.

Esquema envolveu uso da máquina pública

Segundo o juiz eleitoral da 136ª Zona, os investigados utilizaram a estrutura administrativa da Prefeitura de Ibicuí para favorecer a candidatura de Salomão Cerqueira, então vice de Marcos Galvão. As ações incluem:

  • Nomeações e exonerações de servidores com fins eleitorais;
  • Entrega direcionada de bens e serviços públicos em troca de apoio político;
  • Utilização das festividades tradicionais de Ibitupã, em agosto e setembro de 2024, com finalidade política.

“O uso da máquina pública e de eventos centenários para fins eleitorais é intensamente reprovável”, afirmou o magistrado, classificando a conduta como de “alta gravidade”.

Cassados permanecem nos cargos por enquanto

A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Contudo, até o trânsito em julgado, Salomão e Doda seguem nos respectivos cargos.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9567 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários