
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, instituiu o programa social Família Acolhedora. O projeto de Lei foi enviado para a Câmara e votado pelos vereadores. A Lei foi sancionada em 31 de março pelo prefeito Manoel Afonso (PSD) e publicado nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial do Município.
O Projeto Família Acolhedora, visa “garantir convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas, por medida de proteção, priorizando o acolhimento em famílias voluntária, no lugar de instituições ou abrigos”
O programa funcionará a partir do cadastramento de famílias interessadas em acolher essas crianças e adolescente. A partir daí, as famílias passarão por um processo de seleção e capacitação, garantindo que possam oferecer um ambiente estável e acolhedor. No entanto, um ponto que ainda gera dúvidas é o valor do auxílio financeiro que será concedido às famílias participantes, já que a prefeitura não divulgou a informação até o momento.
De acordo com especialistas na área da assistência social, a convivência familiar e comunitária é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. O modelo da Família Acolhedora se apresenta como uma alternativa mais humanizada em comparação às instituições de acolhimento tradicionais, onde muitas vezes os menores enfrentam dificuldades para estabelecer vínculos afetivos mais próximos. Diversas cidades do país, já tem adotam o programa.
Baixe a publicação do Diário Oficial aqui
A Prefeitura reforça que o programa não se trata de adoção, mas de um acolhimento temporário. Famílias interessadas devem atender a critérios específicos e passarão por acompanhamento contínuo, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado