

Os órgãos públicos de Formosa do Rio Preto devem funcionar normalmente durante o Carnaval, já que a administração do prefeito Neo Afonso não decretou ponto facultativo para os dias 3 e 4 de março, incluindo a Quarta-feira de Cinzas. A decisão contraria o que ocorre em muitas cidades do país e até mesmo o que foi adotado em anos anteriores no município. Pelo menos até este sábado (1º), não há publicação no Diário Oficial do Município que mencione o ponto facultativo.
Embora o Carnaval seja amplamente comemorado no Brasil, ele não é um feriado nacional, aponta o portal Infomoney. No entanto, Governo Federal classifica a segunda e a terça-feira de Carnaval, assim como parte da Quarta-feira de Cinzas, como ponto facultativo. Isso significa que a liberação do expediente depende da decisão de estados, municípios e empresas.
Sem justificativa oficial
Até o momento, a prefeitura não apresentou uma justificativa para a mudança na prática administrativa. Tradicionalmente, municípios decretam ponto facultativo no período carnavalesco para flexibilizar o funcionamento dos serviços públicos, especialmente em cidades que promovem eventos festivos.
Apesar do anúncio de três bandas para a festa em Formosa do Rio Preto, a falta do decreto significa que, pelo menos em tese, escolas municipais, postos de saúde e a própria sede da prefeitura devem operar normalmente.
Bancos seguem calendário nacional
Enquanto isso, as agências bancárias do município seguirão a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e permanecerão fechadas na segunda (3) e terça-feira (4), retomando o atendimento na Quarta-feira de Cinzas (5), a partir do meio-dia.
Impacto para servidores e população
A ausência do ponto facultativo pode gerar dúvidas entre servidores públicos e moradores, já que muitos esperavam a mesma flexibilização de anos anteriores. Até o momento, a prefeitura não esclareceu se haverá algum tipo de tolerância ou reorganização dos serviços durante o período.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado