

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto deu início à aplicação dos cadernos de teste do 1º Ciclo de Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais das escolas municipais. Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino já podem acessar os materiais desde o dia 10 de março.
Neste ano letivo de 2025, a rede municipal contará com três ciclos de avaliações formativas. O prazo de aplicação do primeiro ciclo segue até 11 de abril, permitindo uma análise detalhada do desempenho dos alunos.
Importância da Avaliação Contínua
De acordo com Ronaldo Oliveira, Articulador Municipal do Programa da Escola das Adolescências, o objetivo é monitorar o nível de aprendizagem dos estudantes, planejar intervenções pedagógicas e avaliar o impacto das ações implementadas. “Tudo isso objetivando o fortalecimento da qualidade da educação em nossa rede de ensino“, destacou
A avaliação contínua é essencial para a recomposição das aprendizagens e melhoria dos resultados educacionais. Com base nos dados obtidos, os gestores e professores poderão traçar estratégias pedagógicas eficazes para garantir a alfabetização e o desenvolvimento dos alunos.
Planejamento e Ações Pedagógicas
Um dos objetivos principais da avaliação é que elas forneçam dados para a Secretaria Municipal da Educação e que, a partir dos resultados obtidos, seja possível realizar intervenções pedagógicas mais adequadas, ofertando formações específicas, fazendo com que as escolas consigam reorientar os currículos e reorganizar as habilidades prioritárias nas etapas de ensino”, explicou a Secretária Municipal da Educação, Marinélia da Silva Rocha.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado