Após matéria do Portal do Cerrado, prefeitura se articula para reabertura de aeroporto de Formosa do Rio Preto

Após matéria do Portal do Cerrado, a prefeitura de Formosa do Rio Preto, resolveu se articular para a reabertura do aeroporto público do município. Formosa do Rio Preto, além de ser o maior município da Bahia, também é o mais distante da capital baiana.

O aeroporto está interditado pela Anac, desde 30 de setembro de 2022, mas passados cinco meses, a prefeitura não sabia, ou então não tomou as providências devidas.

Ontem um técnico da Secretaria de Infraestrutura da Bahia esteve no município para inspeção. Segundo nota divulgada hoje pela prefeitura, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Tiago Xavier, acompanhou o técnico durante a vistoria técnica no aeródromo.

A Prefeitura requereu o apoio do Governo do Estado, responsável pelo aeródromo, para que seja feita a recuperação da pista e outras melhorias”, disse o secretário.

Na pandemia Covid-19, o aeroporto foi uma importante via de salvação de pacientes com gravidade. Foram diversas transferências para hospitais de referência, inclusive fazendo parte de reportagem da Rede Globo.

Ano passado, uma transferência via UTI Aérea foi negada por duas empresas após constatação de que o aeroporto estava interditado. Há duas semanas, outro voo saindo de Salvador para a transferência de um homem com suspeitas de infarto, não pode pousar, sendo direcionado para Barreiras.

Já nesta semana, postagem nas redes mostravam técnicos do SAMU de Formosa do Rio Preto no aeroporto de Barreiras, onde teriam ido levar um recém-nascido para transferência via UTI Aérea.

Neste caso, os técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, viajaram mais de 300 km considerando a ida e a volta. Além do mais, uma viagem via terrestre até Barreiras, equivale quase ao mesmo tempo que uma UTI aérea levaria para chegar até Salvador saindo de Formosa do Rio Preto.

Reprodução: Redes sociais
cidade
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Deixa quieto

    Kkkk após matéria… Quem é esse jornalzinho na fila do pão??? Kkkk Aí querem ser, mas não podem… Nem um redator que saiba o que faz têm… Kkkkkk Um jornaleco… Se é que pode chamar de jornal… Kkk