Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia adere a paralisação nesta quarta-feira (30) - Foto: Portal do Cerrado
Várias prefeituras do Oeste da Bahia, aderem a paralização de seus serviços nesta quarta-feira (30), segundo entidades representativas, contra a crise financeira causada pela estagnação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A campanha “Sem FPM, não dá”, aponta para dependência de vários deles para honrar compromisso.
Segundo a UPB – União do Município da Bahia, ao Portal do Cerrado, 288 municípios baianos vão aderir a paralização. Ainda conforme a entidade, cerca de 80% dos municípios são de pequeno porte, não possuem receita própria. Assim dependem das transferências da União para manter as contas em dia.
Estão suspensas as atividades administrativas em forma de protesto e sensibilização, sendo mantidos serviços essenciais, como saúde, limpeza urbana e segurança nos órgãos públicos.
As prefeituras também reclamam das perdas com a desoneração do ICMS dos combustíveis, aprovada no ano passado. Ainda segundo a UPB, as perdas são de R$ 6,8 bilhões. Os prefeitos reivindicam ainda, a redução da alíquota patronal do INSS, que é de 22,5% sobre a folha.
O Portal do Cerrado apurou que várias prefeituras estão com a portas fechadas no Oeste baiano, como Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Riachão das Neves. Por outro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, duas das maiores cidades da região, não aderem ao a paralização. O Portal do Cerrado, também falar com Ibotirama, mas não obteve respostas e ou confirmação.
Dados recentes da Confederação Nacional de Município (CNM), indicaram que 51% dos municípios brasileiros estão com as contas no vermelho. Por mais que a União tenha injetado R$ 118 bilhões no FPM desde o início do ano, o valor teve queda de 0,23% em relação ao ano passado, se descontada a inflação, aponta a revista Crusoé.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é uma transferência constitucional repassada aos municípios, fruto da arrecadação de impostos como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). A receita é baseada em recortes de população, quanto menor, menos recurso.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.