O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) , deputado Adolfo Menezes (PSD) assume a partir desta sexta-feira (23), o cargo de governador da Bahia em exercício.
João Leão (PP), que é o atual vice-governador do estado, está em Brasília para cuidar da transição do mandato de seu filho que é deputado federal e perdeu a eleição na Bahia, quando concorria ao cargo de Senador República. Por sua vez, Leão foi eleito deputado federal e assume o cargo a partir de 2023.
Rui (PT) também está em Brasília onde, onde participa da transição do governo federal. Rui será ministro da Casa Civil do governo Lula.
“Volto a ter a honra de assumir o Governo da Bahia, ainda que interinamente, depois de ter ocupado o posto, pela primeira vez, em outubro do ano passado. Vou ser ainda mais discreto nesta segunda passagem pela governadoria, mantendo a minha lealdade e o meu total alinhamento com o governador Rui Costa e deixando tudo nos conformes para que o governador Jerônimo Rodrigues assuma a partir de 1° de Janeiro”, disse Adolfo.
Enquanto o deputado Adolfo Menezes estiver como governador em exercício, o deputado Paulo Rangel (PT) assume a presidência da Assembleia. De acordo com a assessoria de Adolfo Menezes, ele fica no cargo até o dia 28 de dezembro.