Produção agrícola recua após recordes em 2020 e 2021

Forte alta dos custos com insumos é fator de impacto da baixa no setor

Pib do agronegócio, levantamento, 2020, 2021
Foto: Wenderson Araújo/CNA

O PIB do agronegócio brasileiro registrou recuou de 4,22% em 2022. O levantamento foi realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada (Cepea/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2020 e 2021 o PIB alcançou recordes sucessivos, considerado um dos melhores da história recente do setor.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Para os pesquisadores do Cepea, o fator principal nesta baixa de 2022 se deu tanto na agropecuária quanto nas agroindústrias. Na agropecuária a alta apareceu na produção de fertilizantes, combustíveis, sementes, máquinas e outros.

Considerando-se os desempenhos da economia brasileira e do agronegócio, a participação do setor no total alcançou 24,8% em 2022, abaixo dos 26,6% registrados em 2021. 

O agrônomo e economista da Embrapa Pedro Vieira explica um dos fatores que colaboraram para esse cenário no Brasil. “O Brasil vinha produzindo 3 mil e 500 quilos de soja por hectare, em média. A safra 2021/2022 foi 3 mil quilos por hectare. Uma redução expressiva na produtividade decorrentes da Covid-19, invasão da Rússia na Ucrânia e frustação da safra decorrente de clima, basicamente isso”.  

Produção agrícola recua após recordes em 2020 e 2021 conforme levantamento da Cepea/USP e CNA e afeta PIB do agronegócio

Para o economista Hugo Garbe dentre os fatores que impactam na redução o PIB do agro, também é possível destacar a guerra entre a Rússia e Ucrânia e seus efeitos. “São grandes exportadores de defensivos agrícolas e por conta da guerra esse preço acabou aumentando no mundo. O dólar é um dólar alto comparativamente ao pré-pandemia, também tem uma influência grande e ainda a gente não tem toda a cadeia de suprimentos normalizada. Então, de forma geral, esse custo ainda pesa no bolso do agricultor”. 

Outro lado

Por outro lado, enquanto o cenário do agrícola registrou queda de 6,39%, o ramo pecuário avançou 2,11%. Esse aumento esteve atrelado ao aumento do valor bruto de produção e a redução dos custos com insumos. O resultado positivo se deu, sobretudo, ao desempenho da pecuária dentro da porteira e, em menor medida, dos agrosserviços. 

Fonte: Brasil 61

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários