O professor de Jiu-Jitisu Luciano Barreto deu entrada na emergência hospitalar de Formosa do Rio Preto, na Bahia, decorrente da inoculação das toxinas, após ser picado múltiplas picadas de abelhas no meio da tarde desta segunda-feira (17).
LEIA TAMBÉM:
Suspeito de divulgar fotos de laudo pericial de Marília Mendonça é preso
Levado ao Hospital Municipal Dr.º Altino Lemos Santiago, vários médicos foram mobilizados para socorrê-lo, dado ao seu estado de saúde. Médicos que não estavam de plantão foram chamados.
Agora, o estado de saúde dele já é considerado estável e não corre mais risco. Em um áudio de desespero, ele pediu ajuda por um grupo de mensagens no Whats App. Várias pessoas se mobilizaram e irmão dele seguiu para o local imediatamente na companhia de um policial, que também levou várias ferroadas, mas não apresenta problemas de saúde. Um prestador de serviços que estava na casa dele no momento do incidente também foi atingido por várias ferroadas.
Dois cães foram atacados, sendo necessário o atendimento de um veterinário para salvá-lo, assim como dois gansos da sua propriedade. O veterinário teve que usar roupas especiais para atender os dois cachorros. Pelo menos uma galinhas de sua criação morreu no ataque. Vários animais ficaram feridos.
Recentemente, uma colônia de abelhas já havia sido retirada do local.
Há a cerca de duas semanas, um galinheiro na localidade do Arroz também foi atacado por um enxame e todos os animais morreram. Já na Várzea de Dentro, três homens foram atacados, quando retiravam mel em uma colmeia. Nenhum deles precisou de atendimento médico, no entanto ficaram bastantes feridos e queixando de sintomas. Somente em um deles, foram retirados mais de 30 ferrões.
O professor Luciano é responsável pelo projeto social do Tatame para Vida que atende centenas de crianças gratuitamente na cidade. No próximo dia 30 de abril, o professor também realizada a 8ª Copa Formosa de Jiu-Jitsu.
Acidente e primeiros socorros
Acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas por meio do ferrão. As manifestações após uma ferroada variam de pessoa para pessoa, pela quantidade de veneno aplicada e se o indivíduo tem reação alérgica ao veneno
Em caso de acidente provocado por múltiplas picadas de abelhas, é preciso levar o acidentado rapidamente ao hospital, junto com alguns dos insetos que provocaram o acidente.
A remoção dos ferrões pode ser feita por raspagem com lâminas, e não com pinças, pois esse procedimento resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão.