Formosa do Rio Preto

Quatro vereadores de Formosa do Rio Preto emitem nota após operação

Quatro vereadores de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, emitiram uma nota de esclarecimento na quarta-feira (19), após a Operação USG, deflagrada pela Polícia Civil no dia 17. A operação investiga um esquema de desvios de verbas públicas na Secretaria Municipal de Saúde e em contratos com empresas de saúde, com prejuízos estimados em R$ 12 milhões aos cofres públicos.

A nota, assinada pelos vereadores Roberto Andrade, Lúcio, Manuela e Rosita, reafirma o compromisso de parte do Legislativo com a fiscalização do Executivo e a proteção dos recursos públicos. Os parlamentares destacaram que as denúncias apresentadas em abril de 2024 motivaram as investigações, que revelaram fraudes como falsificação de documentos, pagamentos por serviços não realizados e exames fictícios, incluindo ultrassonografias incompatíveis, como transvaginais em pacientes do sexo masculino.

Compromisso com a fiscalização

No documento, os vereadores ressaltaram que o trabalho, ainda que de parte (grifo meu) do legislativo, é essencial para garantir a integridade da gestão pública. Eles destacaram que todos os envolvidos têm direito à ampla defesa.

“Nosso compromisso é com o interesse público e a transparência”, declararam os parlamentares, que também se solidarizaram com os cidadãos que tiveram seus nomes expostos no esquema, principalmente homens na “realização de transvaginais”

Repercussão e desdobramentos

A Operação USG, que ganhou destaque nacional, foi liderada pela Polícia Civil da Bahia com apoio do Draco e da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). Entre as ações, bloqueios de bens, suspensão de contratos e apreensão de documentos.

Os vereadores enfatizaram que novas denúncias devem ser apuradas, e que esperam que a Justiça responsabilize os culpados, garantindo o ressarcimento aos cofres públicos e a proteção dos cidadãos.

Contexto da investigação

A operação envolveu ações em Formosa do Rio Preto e cidades vizinhas, como Corrente e Bom Jesus, no Piauí. Além de contratos irregulares, os envolvidos foram acusados ​​de má gestão de recursos públicos, inclusive com afastamentos de funcionários.

Leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

Ver Comentários

  • E quem são esses na fila do pão mesmo? Nunca fizeram, nem farão nada por Formosa. Só sabem fazer barulho na época de política. Passou, acabou.

          • Exatamente. O prefeito atual tinha a obrigação de terminar o hospital, não só ficar em promessas de campanha. Gestão pública é compromisso, e o que um começa, o outro tem que terminar. Saúde não pode esperar por vaidade política.

        • Cadê o resto dos vereadores do lado de neo que não se pronunciaro ainda ,
          Esses são outros que nunca fez nada pra formosa são tudo e farinha do mesmo saco.
          Neo só promessas que vai trazer mudanças pra formosa ,nunca vi essas mudanças.

        • Cadê os recursos pra cidade , que entra milhões
          O hospital de formosa tá pior que chiqueiro de porco , tá uma carniça da e nojo 🤮 uma pessoa até toma uma água, uma vergonha essa cidade .

          • Quando estiver sentindo uma dorzinha de cabeça, vai consultar em Brasília. Lá você será atendido na emergência com equipe especial, com 10 segundos de espera. Vai lá. Depois volta e reclama da saúde de Formosa.

          • mas a realidade de cada cidade é diferente. O ideal é que todas as pessoas, independentemente de onde moram, tenham acesso a um sistema de saúde eficiente. Comparar cidades não resolve os problemas, mas lutar por melhorias na saúde pública local.

          • É fácil falar quando não se vive a realidade de quem depende do sistema de saúde local. Reclamar não é só criticar, é exigir melhorias. Quem paga impostos tem direito a ser atendido com dignidade, seja em Brasília, Formosa ou qualquer outro lugar. Comparação não resolve, ação sim.

POSTAGENS RECENTES

5 coisas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…

% dias atrás

Vigilante é morto a tiros em frente a colégio no Oeste da Bahia

Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…

% dias atrás

Acidente com viatura da PRF mata três policiais no Rio

Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…

% dias atrás

Bebê morre eletrocutado ao abraçar mãe em Angical após choque

Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…

% dias atrás

Quina 6709 acumula e prêmio chega a R$ 3,7 milhões

O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…

% dias atrás

Treta entre Bella Campos e Cauã Reymond trava gravações na Globo

A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…

% dias atrás

This website uses cookies.