Quatro vereadores de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, emitiram uma nota de esclarecimento na quarta-feira (19), após a Operação USG, deflagrada pela Polícia Civil no dia 17. A operação investiga um esquema de desvios de verbas públicas na Secretaria Municipal de Saúde e em contratos com empresas de saúde, com prejuízos estimados em R$ 12 milhões aos cofres públicos.
A nota, assinada pelos vereadores Roberto Andrade, Lúcio, Manuela e Rosita, reafirma o compromisso de parte do Legislativo com a fiscalização do Executivo e a proteção dos recursos públicos. Os parlamentares destacaram que as denúncias apresentadas em abril de 2024 motivaram as investigações, que revelaram fraudes como falsificação de documentos, pagamentos por serviços não realizados e exames fictícios, incluindo ultrassonografias incompatíveis, como transvaginais em pacientes do sexo masculino.
Compromisso com a fiscalização
No documento, os vereadores ressaltaram que o trabalho, ainda que de parte (grifo meu) do legislativo, é essencial para garantir a integridade da gestão pública. Eles destacaram que todos os envolvidos têm direito à ampla defesa.
“Nosso compromisso é com o interesse público e a transparência”, declararam os parlamentares, que também se solidarizaram com os cidadãos que tiveram seus nomes expostos no esquema, principalmente homens na “realização de transvaginais”
Repercussão e desdobramentos
A Operação USG, que ganhou destaque nacional, foi liderada pela Polícia Civil da Bahia com apoio do Draco e da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). Entre as ações, bloqueios de bens, suspensão de contratos e apreensão de documentos.
Os vereadores enfatizaram que novas denúncias devem ser apuradas, e que esperam que a Justiça responsabilize os culpados, garantindo o ressarcimento aos cofres públicos e a proteção dos cidadãos.
Contexto da investigação
A operação envolveu ações em Formosa do Rio Preto e cidades vizinhas, como Corrente e Bom Jesus, no Piauí. Além de contratos irregulares, os envolvidos foram acusados de má gestão de recursos públicos, inclusive com afastamentos de funcionários.
Leia mais em Portal do Cerrado
E quem são esses na fila do pão mesmo? Nunca fizeram, nem farão nada por Formosa. Só sabem fazer barulho na época de política. Passou, acabou.
Pior é o prefeito que só promete e não compre nada .
E vereador serve pra quê? Só eleitor de Bira pra pensar que quem faz alguma mudança na cidade é prefeito. Vereador é só pra comer dinheiro e fazer vocês de besta.
Besta quem fica sé doendo para defender kkkkkkk
Olha o cara ai kkkkkkk a dor de cutuvelo e grande.
*Cotovelo
Ou cara não esqueça que é 12 milhões tem que falar mesmo kkkkk
Não adianta chorar não.
Ele deve tá nesse meio também,
Pra tá com tá defendendo assim.
Não defendo ninguém. Mas 4 inúteis vim falar de repúdio? Repugnante é esses 4 aí a vários anos e nunca fizeram nada por esse caso. Agora querem falar de repúdio. Como disse são 4 inúteis que nem lembra quem você ou eu são.
Vc ama Neo falta morre para defender kkkk
Qualquer publicação esse vem para defender kkkkkk
Chorar? Não. Mas 4 inúteis querendo falar de repúdio? Aí é demais.
Ai eu pergunto onde foi para o dinheiro do Hospital novo.
No bolso de Prefeito anterior. Não foi na gestão dele que deveria ter concluído?
Exatamente. O prefeito atual tinha a obrigação de terminar o hospital, não só ficar em promessas de campanha. Gestão pública é compromisso, e o que um começa, o outro tem que terminar. Saúde não pode esperar por vaidade política.
Cadê o resto dos vereadores do lado de neo que não se pronunciaro ainda ,
Esses são outros que nunca fez nada pra formosa são tudo e farinha do mesmo saco.
Neo só promessas que vai trazer mudanças pra formosa ,nunca vi essas mudanças.
Cadê os recursos pra cidade , que entra milhões
O hospital de formosa tá pior que chiqueiro de porco , tá uma carniça da e nojo 🤮 uma pessoa até toma uma água, uma vergonha essa cidade .
Quando estiver sentindo uma dorzinha de cabeça, vai consultar em Brasília. Lá você será atendido na emergência com equipe especial, com 10 segundos de espera. Vai lá. Depois volta e reclama da saúde de Formosa.
mas a realidade de cada cidade é diferente. O ideal é que todas as pessoas, independentemente de onde moram, tenham acesso a um sistema de saúde eficiente. Comparar cidades não resolve os problemas, mas lutar por melhorias na saúde pública local.
É fácil falar quando não se vive a realidade de quem depende do sistema de saúde local. Reclamar não é só criticar, é exigir melhorias. Quem paga impostos tem direito a ser atendido com dignidade, seja em Brasília, Formosa ou qualquer outro lugar. Comparação não resolve, ação sim.