A queda de um meteoro durante a noite de domingo, para esta segunda-feira (18) causou um forte clarão na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Câmeras de segurança de algumas casas do município de Seabra registraram o momento. O impacto causou disparos em diversos alarmes de carros, na região da Trilha do Gavião, no Vale do Capão.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Na semana passada, uma chuva de meteoros, também foi registrado, principalmente na região Nordeste. Neste caso, o fenômeno Gemínidas, ocorrido entre os dias 13 e 15, dada a trajetória do planeta Terra ao redor do Sol, quando está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton. (leia aqui)
Mas segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, o bólido não tem ligação com a chuva Geminídas, uma das poucas chuvas intensas que são favoráveis de se observar no hemisfério sul.
“A chuva de meteoros Geminídas está ocorrendo ainda, mas ao que tudo indica é que esse bólido que a gente viu ontem, na região central da Bahia, não tem nada a ver com essa chuva. Geralmente a chuva de meteoros não geram objetos tão luminosos como esse que a gente viu nesta noite”,
explicou o presidente da associação, Marcelo Zurita.
Moradores de Livramento de Nossa Senhora, também relataram ter avistado o fenômeno.
Além do clarão, alguns dos moradores contaram que ouviram um barulho semelhante a um trovão durante a queda do meteoro. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia informou que há um forte indício de que houve meteoritos em solo.
De acordo com Renata Del Nero, moradora do povoado Caeté-Açu, em Palmeiras, o meteoro rasgou o céu no sentido leste para o oeste.
“O barulho parecia um trovão ou uma bomba, veio alguns minutos após a luz e acho que foi longe porque não foi tão forte quanto o clarão”, contou ao jornal Correio.
Além da Bahia, o fenômeno pôde ser em cidades do Ceará e Sergipe