Pelo menos sete postes da rede de energia elétrica que supre Formosa do Rio Preto, na Bahia, foram quebrados na terça-feira (31) e com isso interrompeu o abastecimento de água na cidade. Conforme a Coelba, a rede geral sofreu danos estruturais de grande impacto com a força dos ventos. Choveu na tarde de ontem em boa parte do maior município baiano, com incidência de ventos.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Para manter o fornecimento de energia a Coelba está utilizando a mesma rede geral que supre a sede de Santa Rita de Cássia. Assim, “a rede mantém a corrente acima dos limites normais, fato que trará problemas de nível de tensão bem abaixo dos valores definidos pelo Marco Regulatório“, disse a Coelba ao Portal do Cerrado.
Além desses postes de energia, aproximadamente outros 25, foram danificados pela força dos ventos e a previsão é que os serviços sejam concluídos ainda nesta quarta-feira.
Conforme a Embasa, o sistema de abastecimento de água na cidade está parado deste a tarde de terça-feira (31). A energia gerada não tem qualidade suficiente para colocar em funcionamento os equipamentos da captação, disse em nota.
Abastecimento precarizado
A população vive em pé-de-guerra com a Embasa com a constante falta de água nas torneiras das residências. O sistema de abastecimento de água em Formosa do Rio Preto, foi construído há mais de 50 anos e não acompanhou o crescimento populacional. Na época da implantação, a cidade de resumia a poucas ruas, que hoje fazem parte do Centro. O principal reservatório, tem capacidade de armazenamento de 100 mil litros.
Ao longo dos anos, nenhum administrador se mostrou preocupado com o colapso que era previsível. Por outro lado, parte da cidade segue com abastecimento por parte da prefeitura sem nenhum tratamento, captada diretamente do Rio Preto e levada aos moradores, principalmente os dos bairros periféricos.