Queda de postes de energia interrompe abastecimento de água em Formosa do Rio Preto

Pelo menos sete postes da rede de energia elétrica que supre Formosa do Rio Preto, na Bahia, foram quebrados na terça-feira (31) e com isso interrompeu o abastecimento de água na cidade. Conforme a Coelba, a rede geral sofreu danos estruturais de grande impacto com a força dos ventos. Choveu na tarde de ontem em boa parte do maior município baiano, com incidência de ventos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Para manter o fornecimento de energia a Coelba está utilizando a mesma rede geral que supre a sede de Santa Rita de Cássia. Assim, “a rede mantém a corrente acima dos limites normais, fato que trará problemas de nível de tensão bem abaixo dos valores definidos pelo Marco Regulatório“, disse a Coelba ao Portal do Cerrado.

Além desses postes de energia, aproximadamente outros 25, foram danificados pela força dos ventos e a previsão é que os serviços sejam concluídos ainda nesta quarta-feira.

Conforme a Embasa, o sistema de abastecimento de água na cidade está parado deste a tarde de terça-feira (31). A energia gerada não tem qualidade suficiente para colocar em funcionamento os equipamentos da captação, disse em nota.

Abastecimento precarizado

A população vive em pé-de-guerra com a Embasa com a constante falta de água nas torneiras das residências. O sistema de abastecimento de água em Formosa do Rio Preto, foi construído há mais de 50 anos e não acompanhou o crescimento populacional. Na época da implantação, a cidade de resumia a poucas ruas, que hoje fazem parte do Centro. O principal reservatório, tem capacidade de armazenamento de 100 mil litros.

Ao longo dos anos, nenhum administrador se mostrou preocupado com o colapso que era previsível. Por outro lado, parte da cidade segue com abastecimento por parte da prefeitura sem nenhum tratamento, captada diretamente do Rio Preto e levada aos moradores, principalmente os dos bairros periféricos.

cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário