Queda de postes de energia interrompe abastecimento de água em Formosa do Rio Preto

Segundo a Coelba, sete postes foram quebrados e outros 25 danificados.

Postes de energia, Coelba, Embasa, Abastecimento de Água, Formosa do Rio Preto, Bahia
Bomba de captação de água da Embasa em Formosa do Rio Preto - Foto: Portal do Cerrado

Pelo menos sete postes da rede de energia elétrica que supre Formosa do Rio Preto, na Bahia, foram quebrados na terça-feira (31) e com isso interrompeu o abastecimento de água na cidade. Conforme a Coelba, a rede geral sofreu danos estruturais de grande impacto com a força dos ventos. Choveu na tarde de ontem em boa parte do maior município baiano, com incidência de ventos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Para manter o fornecimento de energia a Coelba está utilizando a mesma rede geral que supre a sede de Santa Rita de Cássia. Assim, “a rede mantém a corrente acima dos limites normais, fato que trará problemas de nível de tensão bem abaixo dos valores definidos pelo Marco Regulatório“, disse a Coelba ao Portal do Cerrado.

Além desses postes de energia, aproximadamente outros 25, foram danificados pela força dos ventos e a previsão é que os serviços sejam concluídos ainda nesta quarta-feira.

Conforme a Embasa, o sistema de abastecimento de água na cidade está parado deste a tarde de terça-feira (31). A energia gerada não tem qualidade suficiente para colocar em funcionamento os equipamentos da captação, disse em nota.

Abastecimento precarizado

A população vive em pé-de-guerra com a Embasa com a constante falta de água nas torneiras das residências. O sistema de abastecimento de água em Formosa do Rio Preto, foi construído há mais de 50 anos e não acompanhou o crescimento populacional. Na época da implantação, a cidade de resumia a poucas ruas, que hoje fazem parte do Centro. O principal reservatório, tem capacidade de armazenamento de 100 mil litros.

Ao longo dos anos, nenhum administrador se mostrou preocupado com o colapso que era previsível. Por outro lado, parte da cidade segue com abastecimento por parte da prefeitura sem nenhum tratamento, captada diretamente do Rio Preto e levada aos moradores, principalmente os dos bairros periféricos.

Sobre Redação 5714 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários