

A Receita Federal disponibilizou nesta quinta-feira (13) o programa do Imposto de Renda 2025 (IRPF 2025), com início do recebimento das declarações na próxima segunda-feira (17). No entanto, os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida deverão aguardar até o dia 1º de abril para acessar essa funcionalidade.
O atraso na liberação da versão pré-preenchida foi atribuído a fatores internos, incluindo a greve dos servidores da Receita Federal. “O melhor era lançar tudo junto, mas houve dificuldades internas que impediram que isso acontecesse”, justificou Juliano Brito, subsecretário de gestão corporativa da Receita.
Aumento da adesão à declaração pré-preenchida
Conforme aponta a Agência Brasil, nos últimos anos, a declaração pré-preenchida tem ganho popularidade entre os contribuintes. Em 2024, cerca de 18,7 milhões de pessoas utilizaram essa opção, o que representa 41,5% do total de declarações enviadas. Para este ano, a Receita estima que 57% dos contribuintes optaram pela funcionalidade.
Evolução da declaração pré-preenchida
- 2025 – Receita espera 57% do total de declarações
- 2024 – 18,7 milhões (41,5%)
- 2023 – 9 milhões (23,9%)
- 2022 – 2,9 milhões (7,4%)
- 2021 – 410 mil (1,2%)
Novidades na Declaração Pré-Preenchida do IRPF 2025
A partir deste ano, a Receita Federal incluiu novas informações na pré-preenchida, principalmente relacionadas às contas no exterior, acompanhando a tributação de offshores e rendimentos internacionais .
Segundo o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, algumas informações estarão disponíveis já no dia 17 de março , enquanto outras serão incluídas gradualmente até 1º de abril .
Dados incluídos na pré-preenchida do IR 2025 :
- Declaração anterior: identificação e endereço;
- Rendimentos e pagamentos da Dirf, Dimob, DMED e Carnê-Leão Web;
- Rendimentos isentos por moléstia grave e códigos de juros (inclusive RRA);
- Rendimentos de restituição recebidos no ano-calendário;
- Contribuições para previdência privada;
- Atualização de saldo em conta bancária e poupança;
- Atualização do saldo de Fundos de Investimento;
- Imóveis adquiridos no ano-calendário;
- Doações efetuadas no ano-calendário;
- Informações de criptoativos;
- Contas bancárias e fundos de investimento ainda não declarados.
Prazos para declaração do IRPF 2025
A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações até o dia 30 de maio, dado final para a entrega do documento. Ainda de acordo com a Receita, contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida entram na fila prioritária da restituição, o que pode ser uma vantagem para aqueles que têm valores a receber.
Com informações do Valor Investe e Agência Brasil.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado