Foto: Divulgação: Aiba
Reunião realizada na sede da Secretaria Estadual de Educação, em Salvador, teve como pauta central o adiamento da transição da Escola Cooperativa Chapadão, situada na Vila Panambi, em Formosa do Rio Preto, do estado do Tocantins para a Bahia. O encontro, que ocorreu na segunda-feira (27), contou com a participação do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, que trouxe à mesa a necessidade urgente de discutir a transferência da responsabilidade educacional da referida escola.
Inaugurada em 1994, a Unidade Escolar foi concebida e mantida com recursos provenientes dos próprios produtores rurais da região, tendo o suporte estrutural e pedagógico mantido pelo governo Estadual do Tocantins ao longo dos anos. No entanto, com a definição territorial estabelecida entre os estados do Tocantins e da Bahia em 2022, uma nova realidade emergiu, demandando a transferência integral da gestão e manutenção desta instituição de ensino para o estado da Bahia.
O acordo territorial resultou na confirmação da comunidade de Nova Panambi no território baiano, trazendo consigo a necessidade de realocar a responsabilidade educacional da escola para a Bahia.
“Fizemos essa reunião, que foi bastante produtiva, e a secretária se mostrou à disposição para encontrar uma solução, pois a Bahia tem que abraçar essa responsabilidade. Nosso objetivo é encontrar uma solução que permita a transição sem intercorrências, assegurando que o ano letivo de 2024 ocorra de forma estável e sob a gestão efetiva do estado da Bahia”,
explicou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
Colegiado analisa termo do acordo territorial entre a Bahia e Tocantins
Bahia publica acordo firmado com o Tocantins sobre divisas entre os dois estados
Bahia e Tocantins assinam acordo sobre divisas e Vila Panambi fica no estado baiano
Além da presença destacada do presidente da Aiba, a mesa de discussão contou com a participação ativa da Secretária Estadual de Educação, Adélia Pinheiro, coordenadoras pedagógicas, representantes da comunidade local, como o presidente da APG, Martim Döwich, e o pai de um dos alunos, Roberto Janzen.
O deputado Estadual Eduardo Salles também marcou presença, unindo esforços em prol da resolução dessa situação complexa. “Parabenizo a sensibilidade da secretária estadual de Educação por entender a dificuldade logística dessa comunidade de agricultores e se prontificar a fazer o possível numa transição suave e consensual entre os Estados”, afirmou o parlamentar.
Diante desse cenário, a reunião convergiu esforços para elaborar um plano que garanta uma transição eficiente, permitindo que a Escola Cooperativa Chapadão continue a desempenhar um papel crucial na educação local, agora sob a responsabilidade e administração do estado da Bahia.
Em julho, a Secretária Municipal da Educação Marinélia Rocha, acompanhada da Coordenadora de Apoio as Comunidades Tradicionais, Brasilina Carvalho, esteve reunida com representantes da Prefeitura de Mateiros, cidade na divisa com a Bahia, para tratar sobre a Educação Infantil (Pré 1 e 2) na Vila Panambi, que a partir de agosto seria de responsabilidade da Prefeitura de Formosa do Rio Preto.
Na época, a Secretária chegou a dizer que “apesar da Vila Panambi retornar para o estado da Bahia, ficou acordado que a Prefeitura de Formosa assumirá a Educação Infantil, enquanto o Ensino Fundamental e Médio continuarão sob a responsabilidade do Estado do Tocantins. Utilizaremos o mesmo espaço da cooperativa Chapadão. Acordamos também a continuidade do apoio pedagógico da Equipe da Cooperativa nesse período de transição. Daremos total apoio para atender a comunidade escolar da Vila Panambi”, destacou Marinélia Rocha.
Texto da Aiba, complementado com publicação do site da Prefeitura de Formosa do Rio Preto*
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.