Uma roça com imensa plantação de maconha que contava com suporte de energia solar foi desarticulada na terça-feira (19) em Brotas de Macaúbas, na região Oeste da Bahia, em uma operação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA), com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar.
O plantio ilícito chamava a atenção pelo uso de placas solares para manter o sistema de irrigação da plantação. Segundo as investigações, a droga seria comercializada em Salvador e no Litoral Norte da Bahia, área que comporta destinos turísticos como Guarajuba, Praia do Forte e Itacimirim
Além do uso de energia renovável, os policiais também identificaram toda a rede de irrigação montada pelos criminosos para manter a lavoura.
Erradicação e combate ao crime organizado
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) cerca de 25 mil pés da erva e 30 placas solares foram localizados no plantio ilícito. O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a integração das forças:
“O combate às facções segue firme na Bahia, com ações integradas das Forças Estaduais e Federais. Não daremos trégua ao crime organizado”.
Participaram da ação a FICCO Bahia, CIPE Caatinga, CIPE Chapada, 28ª CIPM e a Polícia Federal de Juazeiro.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado