Uma ruptura em uma tubulação no sistema de irrigação em uma fazenda no município, foi a causa da turbidez da água do Rio Preto, nesta segunda-feira (22). (leia aqui) O problema foi identificado por técnicos da Semmar – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do município. (veja nota abaixo)
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O nome do empreendimento não foi divulgado, mas o Portal do Cerrado apurou que a fazenda está próximo à região da Coaceral, área produtora de grãos. Com o rompimento da tubulação, uma quantidade de sedimento, dado ao tipo de solo da região do cerrado, atingiu o Rio Sassafrás, em seguida chegou ao Rio Sapão, no povoado de São Marcelo, onde encontra o Rio Preto.
Conforme a Semmarh, apenas sedimento de solo, causou a coloração diferente nas águas dos rios atingidos. Ainda segundo o órgão municipal, a empresa responsável realizou os reparos imediatos e responderá ambientalmente pelos possíveis danos causados.
A Secretária Municipal, também notificou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) sobre o caso
Nota Oficial Semmarh sobre possível dano ambiental no Rio Preto
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos informa que recebeu denúncias da população nesta segunda-feira, 22, sobre um possível dano ambiental nas águas do Rio Preto.
A Secretaria investigou e identificou o ocorrido. Trata-se de uma ruptura na tubulação do sistema de irrigação de um empreendimento agrícola localizado no município. De imediato a empresa responsável realizou os reparos e responderá ambientalmente pelos possíveis danos causados.
Vale informar que foi identificado apenas sedimentos de solo, o que causou coloração diferente nas águas do rio.
Além das medidas de sua competência, a Secretária também notificou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) sobre o caso.
Em parceria com a população, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos seguirá monitorando e cuidando das águas da nossa cidade.
Formosa do Rio Preto- BA, 22 de maio de 2023.