Rompimento em tubulação de irrigação em fazenda, causou turbidez do Rio Preto

Rio Sasssafrás e parte do Rio Sapão, também foram atingidos. Empreendimento realizou reparos e deve responder ambientalmente por possíveis danos.

Uma ruptura em uma tubulação no sistema de irrigação em uma fazenda no município, foi a causa da turbidez da água do Rio Preto, nesta segunda-feira (22). (leia aqui) O problema foi identificado por técnicos da Semmar – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do município. (veja nota abaixo)

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

turbidez, água, rio preto, formosa do rio preto, bahia
Rompimento em tubulação de irrigação de empreendimento agrícola, causou turbidez do Rio Preto, em Formosa do Rio Preto, na Bahia – Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
Reprodução

O nome do empreendimento não foi divulgado, mas o Portal do Cerrado apurou que a fazenda está próximo à região da Coaceral, área produtora de grãos. Com o rompimento da tubulação, uma quantidade de sedimento, dado ao tipo de solo da região do cerrado, atingiu o Rio Sassafrás, em seguida chegou ao Rio Sapão, no povoado de São Marcelo, onde encontra o Rio Preto.

turbidez, água, água barrenta, rio preto, rio sassafrás, rio sapão, fazenda, irrigação
Coloração normal Rio Preto, na maior parte do ano – Foto de 2020 – Foto: Darlan A. Lustosa

Conforme a Semmarh, apenas sedimento de solo, causou a coloração diferente nas águas dos rios atingidos. Ainda segundo o órgão municipal, a empresa responsável realizou os reparos imediatos e responderá ambientalmente pelos possíveis danos causados.

A Secretária Municipal, também notificou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) sobre o caso

Nota Oficial Semmarh sobre possível dano ambiental no Rio Preto

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos informa que recebeu denúncias da população nesta segunda-feira, 22, sobre um possível dano ambiental nas águas do Rio Preto.

A Secretaria investigou e identificou o ocorrido. Trata-se de uma ruptura na tubulação do sistema de irrigação de um empreendimento agrícola localizado no município. De imediato a empresa responsável realizou os reparos e responderá ambientalmente pelos possíveis danos causados.

Vale informar que foi identificado apenas sedimentos de solo, o que causou coloração diferente nas águas do rio.

Além das medidas de sua competência, a Secretária também notificou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) sobre o caso.

Em parceria com a população, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos seguirá monitorando e cuidando das águas da nossa cidade.

Formosa do Rio Preto- BA, 22 de maio de 2023.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7977 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários