O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. O pronunciamento ocorreu nesta sexta-feira (4), durante um evento no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, onde ele recebeu o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho.
Evento reuniu lideranças políticas
O anúncio foi feito em entrevista a jornalistas antes da cerimônia. Caiado destacou que a decisão do União Brasil visa permitir que sua candidatura ganhe visibilidade nacional.
“Nosso assunto aqui é lançar a pré-candidatura, levar essa prévia junto à população brasileira. Esse é o motivo da decisão do União Brasil em poder caminhar, com tempo, para que as pessoas nos conheçam. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, afirmou o governador.
O evento contou com a presença de vários políticos de peso, como o senador Sergio Moro (União Brasil), ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato, além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do ex-prefeito ACM Neto. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também esteve presente e declarou apoio a Caiado.
Trajetória política de Ronaldo Caiado
Aos 75 anos, Ronaldo Caiado é médico e está no cargo de governador de Goiás desde 2019. Antes, ocupou mandatos como senador e deputado federal, somando cinco mandatos no Congresso. Natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia, Caiado vem de uma tradicional família de produtores rurais com forte influência na política goiana.
Com a pré-candidatura lançada, Caiado busca consolidar sua imagem no cenário nacional e disputar a sucessão presidencial em 2026.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado