A EDP Trading Comercialização e Serviços de Energia S/A venceu o lote 7 do Leilão de Transmissão nº 1/2024, realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta quinta-feira (28), na Bolsa de Valores, em São Paulo. Serão duas linhas de transmissão de energia, entre Dianópolis/Formosa do Rio Preto/Gilbués.
Conforme a Aneel, a oferta apresentada foi no valor de R$ 51.057.800,00, representando um deságio de 41,05% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela Agência no valor de R$ 86,6 milhões.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O Lote 7 é composto por duas linhas de transmissão com extensão de 390 quilômetros localizadas no estado de Tocantins, Bahia e Piauí. As obras visam a ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento do oeste da Bahia, sudeste do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, inseridos na área denominada Matopiba.
Além da linha de transmissão, há indicação no Novo PAC, para a instalação da nova subestação de Rede Básica de Formosa do Rio Preto.
Em nota ao Portal do Cerrado em agosto, (leia aqui) o Ministério de Minas e Energia detalhou que uma linha será erguida entre Dianópolis (TO) a Formosa do Rio Preto (BA), enquanto a segunda, ligará Formosa do Rio Preto, a Gilbués, no Piauí.
O prazo para conclusão do empreendimento é de 60 meses.
De acordo com a nota, com projeção de mercado das distribuidoras, dentre outros pontos, foi considerado o potencial de irrigação regional nesse horizonte. Logo, não há interferência ou busca de investimentos por parte de administradores do município.
Por fim, destacou o MME, que ação envolveu participação dos ministérios da Integração e da Agricultura na etapa de diagnóstico da potencialidade da região.
Eu queria muito trabalhar nessas toré