Saiba qual empresa arrematou leilão de transmissão de energia que pode beneficiar Formosa do Rio Preto

Leilão ocorreu na Bolsa de Valores de São Paulo. Além de duas linhas de transmissão, há a indicação da nova subestação de Rede Básica, com expansão para outros quatro estados do Matopiba

Linhas de transmissão, energia elétrica, Formosa do Rio Preto, Bahia, Novo Pac, Dianópolis, Tocantins, Gilbués, Piauí, Lote 7
Novo Pac tem previsão de duas linhas de transmissão e subestação em Formosa do Rio Preto - Foto: Reprodução

A EDP Trading Comercialização e Serviços de Energia S/A venceu o lote 7 do Leilão de Transmissão nº 1/2024, realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta quinta-feira (28), na Bolsa de Valores, em São Paulo. Serão duas linhas de transmissão de energia, entre Dianópolis/Formosa do Rio Preto/Gilbués.

Conforme a Aneel, a oferta apresentada foi no valor de R$ 51.057.800,00, representando um deságio de 41,05% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) prevista pela Agência no valor de R$ 86,6 milhões.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Lote 7 é composto por duas linhas de transmissão com extensão de 390 quilômetros localizadas no estado de Tocantins, Bahia e Piauí. As obras visam a ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento do oeste da Bahia, sudeste do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, inseridos na área denominada Matopiba.

Além da linha de transmissão, há indicação no Novo PAC, para a instalação da nova subestação de Rede Básica de Formosa do Rio Preto.

Linha de transmissão, energia elétrica, Formosa do Rio Preto, Bahia
Imagem: Reprodução Ministério da Casa Civil

Em nota ao Portal do Cerrado em agosto, (leia aqui) o Ministério de Minas e Energia detalhou que uma linha será erguida entre Dianópolis (TO) a Formosa do Rio Preto (BA), enquanto a segunda, ligará Formosa do Rio Preto, a Gilbués, no Piauí.

  • Linha de Transmissão, Energia Elétrica, Ministério das Minas e Energia, Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, Formosa do Rio Preto, Bahia, Gilbués, Piauí, Tocantins
  • Linha de Transmissão, Energia Elétrica, Ministério das Minas e Energia, Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, Formosa do Rio Preto, Bahia, Gilbués, Piauí, Tocantins

O prazo para conclusão do empreendimento é de 60 meses.

De acordo com a nota, com projeção de mercado das distribuidoras, dentre outros pontos, foi considerado o potencial de irrigação regional nesse horizonte. Logo, não há interferência ou busca de investimentos por parte de administradores do município.

Por fim, destacou o MME, que ação envolveu participação dos ministérios da Integração e da Agricultura na etapa de diagnóstico da potencialidade da região.

Sobre Redação 5896 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ELENILSON

Eu queria muito trabalhar nessas toré