A região agroindustrial conhecida como Matopiba, acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vai receber um novo ponto de suprimento da rede básica de transmissão de energia elétrica. Com uma nova subestação situada em Formosa do Rio Preto, na Bahia, e investimento de R$ 528,6 milhões, deve gerar 1.057 empregos diretos durante a construção. O leilão do Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica, ocorreu na quinta-feira (28). (veja abaixo)
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
“Essa subestação irá proporcionar maior qualidade de atendimento elétrico a essa fronteira agroindustrial brasileira. Viabilizando, dessa forma, o atendimento de demanda reprimida e também o maior desenvolvimento dessa região tão importante para o país”,
destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o prazo de conclusão é de 60 meses ou cinco anos de obras.
Para os traçados referenciais das Linhas de Transmissão e as localizações referenciais de subestações, o MME e Empresa de Pesquisa Energética levaram em consideração a questão socioambiental de cada região. O objetivo é indicar soluções de menor impacto ao meio ambiente e à sociedade.
Leilão de Transmissão e subestação
O Leilão de Transmissão ANEEL 1º/2024 completa uma sequência de certames visando as grandes obras de infraestrutura e interligações, licitadas pelo Governo Federal. Este foi o segundo maior leilão de transmissão, perdendo somente para o primeiro, realizado em dezembro do ano passado.
A EDP Trading Comercialização e Serviços de Energia S/A venceu o lote 7 do leilão, realizado pela Aneel, no dia 28 de março. São duas linhas de transmissão de energia, entre Dianópolis/Formosa do Rio Preto/Gilbués, com 390 km de extensão. (leia mais aqui)
Que bom! Mais empregos para este povo sofrido . O povo do nordeste merece coisa , agora com esse novo governo as vagas de emprego estão aparecendo. É isso mesmo ministro Alexandre!!! parabéns!🇧🇷👷🏾♀️👏🏾👏🏾👏🏾