Salvador monitora 5 casos suspeitos de coronavírus

Já o Ministério da Saúde informou sobre o ocorrência de um caso suspeito

Imagem: Reprodução: (IOC/Fiocruz)

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador divulgou nessa quinta-feira (27) que órgão monitora cinco casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes em análise apresentaram sintomas leves e estiveram recentemente em países que tem circulação do vírus.

Já o Ministério da Saúde, contabilizava somente um caso até o final dessa quinta-feira (27). Anteriormente, dois já haviam sido descartados. Até o momento, o estado não tem nenhum caso confirmado.

Ainda de acordo com o órgão, os pacientes seguem sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e os protocolos de isolamento já foram aplicados.

Amostras laboratoriais das pessoas também foram coletadas para confirmar ou afastar o diagnóstico de contaminação e identificar a causa dos sintomas respiratórios dos pacientes suspeitos. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Como é a identificação de caso suspeito

O Ministério da Saúde possui um protocolo para considerar e diferenciar cada caso clínico. Um caso é considerado suspeito quando o paciente apresenta febre com pelo menos um sintoma respiratório como tosse, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais e histórico de viagem para área com ocorrência de transmissão nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. Leva-se em conta ainda se a pessoa teve histórico de contato próximo de pessoa com caso suspeito ou confirmado para o novo coronavírus.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários