Bahia

Salvador pode ter 400mm de chuva e risco de desastres

Vários modelos meteorológicos emitiram alerta para chuva intensa na Bahia, principalmente nas regiões Sul e toda a faixa leste do estado, inclusive Salvador. A situação é considerada incomum e de altíssimo risco, com potencial para grandes alagamentos, enxurradas, queda de árvores, além de deslizamentos de terra em áreas de encosta. A previsão do tempo na Bahia, indica chuvas intensas nos próximos dias.

Volume de chuva pode ultrapassar 400mm na Região Metropolitana de Salvador

Segundo a previsão da Climatempo, o cenário meteorológico já se complica a partir desta quarta-feira (30) com o avanço lento de uma frente fria pelo litoral. Essa frente, associada a uma circulação especial dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, vai estimular a formação de áreas de instabilidade severa.

Entre os dias 1º e 6 de maio, a tendência é de agravamento das condições, com chuvas persistentes e de grande intensidade, conforme aponta o instituto. O destaque fica para a Região Metropolitana de Salvador, onde alguns modelos meteorológicos indicam acúmulo de 300 a 400mm em apenas cinco dias.

Além disso, em outras áreas do leste baiano, os acumulados podem variar entre 200mm e 300mm, um volume expressivo capaz de causar impactos sérios em áreas urbanas e rurais.

Já de acordo com o Inmet, os ventos podem chegar a 100 km/h e possibilidade de até 100 mm/dia. O instituto emitiu alerta laranja para chuvas intensas e acumulado de chuvas nas próximas horas. A princípio, outras regiões do estado tem alerta amarelo, para chuvas de até 50 mm por dia.

Alerta amarelo para chuvas intensas na Bahia – Foto: Inmet

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do número 199. Durante este período, evite transitar por áreas alagadas, busque locais seguros e mantenha atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O que fazer em caso de temporais?

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Cauly marca e Bahia vence o Paysandu na Copa do Brasil

Paysandu e Bahia duelaram na noite desta quarta-feira (30), às 21h30, no Mangueirão, em jogo…

% dias atrás

Kaká Diniz denuncia esquema de ataques contra Simone Mendes

Kaká Diniz, empresário e marido da cantora Simone Mendes, não ficou em silêncio diante das…

% dias atrás

Polícia Federal prende suspeito de pornografia infantil em Santa Rita

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (30), em Santa Rita de…

% dias atrás

Dia do Trabalho: Sine oferece quase 300 vagas de emprego no Oeste da Bahia

Véspera do Dia do Trabalho chega com boas notícias para quem está buscando uma recolocação…

% dias atrás

Mulher morre durante júri na Bahia após ver foto do filho assassinado

Uma mulher morreu durante um júri em Guanambi, no Sudoeste da Bahia, na noite desta…

% dias atrás

Formosa do Rio Preto decreta ponto facultativo na sexta-feira

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, decretou ponto facultativo no dia 2…

% dias atrás

This website uses cookies.