Vários modelos meteorológicos emitiram alerta para chuva intensa na Bahia, principalmente nas regiões Sul e toda a faixa leste do estado, inclusive Salvador. A situação é considerada incomum e de altíssimo risco, com potencial para grandes alagamentos, enxurradas, queda de árvores, além de deslizamentos de terra em áreas de encosta. A previsão do tempo na Bahia, indica chuvas intensas nos próximos dias.
Volume de chuva pode ultrapassar 400mm na Região Metropolitana de Salvador
Segundo a previsão da Climatempo, o cenário meteorológico já se complica a partir desta quarta-feira (30) com o avanço lento de uma frente fria pelo litoral. Essa frente, associada a uma circulação especial dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, vai estimular a formação de áreas de instabilidade severa.
Entre os dias 1º e 6 de maio, a tendência é de agravamento das condições, com chuvas persistentes e de grande intensidade, conforme aponta o instituto. O destaque fica para a Região Metropolitana de Salvador, onde alguns modelos meteorológicos indicam acúmulo de 300 a 400mm em apenas cinco dias.
Além disso, em outras áreas do leste baiano, os acumulados podem variar entre 200mm e 300mm, um volume expressivo capaz de causar impactos sérios em áreas urbanas e rurais.
Já de acordo com o Inmet, os ventos podem chegar a 100 km/h e possibilidade de até 100 mm/dia. O instituto emitiu alerta laranja para chuvas intensas e acumulado de chuvas nas próximas horas. A princípio, outras regiões do estado tem alerta amarelo, para chuvas de até 50 mm por dia.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do número 199. Durante este período, evite transitar por áreas alagadas, busque locais seguros e mantenha atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
O que fazer em caso de temporais?
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado