Salvador registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol

ação por metanol Capital baiana entra na lista de cidades com suspeitas de intoxicação por bebida adulterada. Feira de Santana também tem caso em investigação.

Salvador registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol
Salvador registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol - Foto: Reprodução via Bahia Notícias

Salvador registrou seu primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, associada ao consumo de bebidas alcoólicas, segundo informou o Ministério da Saúde na noite desta sexta-feira (3). De acordo com o jornal Correio, o registro, que não é de óbito, ainda está pendente de confirmação. Além da capital, outro caso segue em investigação em Feira de Santana.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país, até às 16h desta sexta-feira, o ministério calculou 128 notificações por esse tipo de intoxicação, sendo que 116 são em São Paulo (11 confirmados, 90 em investigação e 15 descartados), seis casos em investigação em Pernambuco, dois em investigação na Bahia e no Distrito Federal, e um caso está sendo investigado no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Do total dos casos, 12 são de óbitos. Um óbito confirmado no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados (oito em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul)

Morte em Feira de Santana

Um dos óbitos ocorreu na madrugada desta sexta-feira (3), na UPA do bairro da Queimadinha, em Feira de Santana. A vítima foi identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos.

As notificações estão sendo avaliadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS). Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador não havia se pronunciado.

Para minimizar os efeitos das intoxicações causadas pelo consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico — utilizado como antídoto nesses casos. Além disso, está em processo de compra de mais 5 mil tratamentos, o equivalente a 150 mil ampolas, com o objetivo de reforçar os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários