Profissionais da enfermagem protestam em Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia - Foto: Divulgação
Diversos profissionais da área de enfermagem de Santa Rita de Cássia, município do Oeste da Bahia, fizeram na manhã desta quarta-feira (21), manifestação percorrendo várias ruas da cidade, para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria, que foi suspenso por determinação do STF -Supremo Tribunal Federal.
O protesto foi organizado de forma nacional e aconteceu em várias cidades do país. A categoria pede que a decisão que suspendeu a lei que criou o piso salarial dos profissionais da enfermagem seja derrubada, e que o poder público e as empresas privadas paguem o valor aprovado pelo Congresso.
Os profissionais lembraram dos esforços durante a pandemia e pediram por reconhecimento. De acordo com o Sindesp – Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindesp), na Bahia são 156 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem ativos na Bahia.
O piso salarial aprovado pelo Congresso em julho e sancionado pelo Executivo em agosto para os enfermeiros foi de R$ 4.750. Já os técnicos em enfermagem receberiam 70% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiros ganhariam 50%.
Em 4 setembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF – Supremo Tribunal Federal, suspendeu a lei que criou o piso salarial da enfermagem. No dia 15 de setembro o STF formou maioria de votos para manter a suspensão da lei.
A decisão vai valer até que estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades do setor informem o impacto financeiro para os atendimentos e riscos de demissões por conta da implementação do piso – o prazo é de 60 dias.
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.