O programa de conversão de multas, criado por Leanderson Barreto e equipe da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semmarh de Formosa do Rio Preto na Bahia, possibilitou a construção de sua sede sem usar recursos direto da administração. Empresas que desrespeitam a legislação ambiental são obrigadas a fazer melhorias em áreas determinadas após firmarem acordo com a Secretaria.
A solenidade de inauguração de forma simbólica aconteceu na semana passada e contou com a presença além do Secretário Leanderson Barreto, do prefeito Termosires Neto, da Secretária de Políticas Estratégicas e também primeira dama Ronúbia Setúbal e da vice-prefeita Verônica Lisboa
O Programa de Conversão de Multa Ambiental também possibilitou a aquisição de equipamentos para a secretaria, a construção das duas primeiras praças ecológicas do município e projetos de doação de mudas e arborização com a criação do viveiro municipal que funciona no Parque de Vaquejada.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.