Um vídeo que circula nos principais jornais da Bahia, mostra o momento em que um segurança atira em um cliente dentro de uma agência bancária da Caixa Econômica de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (3). Como resultado, a vítima morreu e o suspeito foi preso em flagrante.
Segundo o G1, citando como fonte a Polícia Civil, o segurança, identificado como Jeanderson de Souza Santana, de 35 anos, sacou a arma após uma discussão com o cliente Sidnei de Souza Azevedo. Conforme o g1, tudo começou com um desentendimento entre Sidnei e o gerente da agência, localizada no centro da cidade.
Discussão vira briga e termina em tragédia
De acordo com testemunhas ouvidas pela polícia, o segurança tentou intervir na discussão, mas a situação rapidamente saiu do controle. Ainda segundo os relatos, houve agressão física por parte do cliente contra o profissional. Em seguida, Jeanderson reagiu e disparou contra Sidnei.
Logo após o disparo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu Sidnei até uma unidade de saúde. No entanto, apesar dos esforços médicos, ele não resistiu aos ferimentos. Posteriormente, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Mas não há informações sobre o sepultamento.
A Polícia Militar informou que o autor do disparo foi conduzido à delegacia local, onde prestou depoimento e segue à disposição da Justiça. O suspeito alegou que agiu em legítima defesa. (veja nota abaixo)
Em nota enviada à imprensa, a Caixa Econômica Federal lamentou o ocorrido e prestou solidariedade à família da vítima. Além disso, o banco destacou que acionou o Samu imediatamente após o incidente e garantiu total colaboração com as investigações da polícia.
O que diz a defesa do segurança
“A defesa do Sr. Jeanderson de Souza Santana vem, por meio desta, esclarecer que seu assistido agiu dentro dos limites da legalidade. No exercício de sua função como vigilante, ele interveio diante de um cliente descontrolado que ameaçava e agredia os atendentes da Caixa Econômica Federal. Ao tentar conter a situação, também foi agredido com um soco no rosto pelo referido cliente, que partiu para cima dele de forma violenta.
Diante da possibilidade de ser desarmado, ter sua própria vida colocada em risco, bem como a vida dos atendentes e demais clientes, o Sr. Jeanderson realizou um único disparo com o intuito exclusivo de conter a injusta agressão. É importante destacar que não houve, em momento algum, a intenção de matar, mas sim de preservar vidas, agindo, portanto, em legítima defesa própria e de terceiros.
Reiteramos que o Sr. Jeanderson é um trabalhador honesto, pai de família e homem íntegro, que jamais teve a intenção de tirar a vida de qualquer pessoa. A atuação dele refletiu apenas no cumprimento do seu dever e o compromisso com a segurança de todos os presentes”.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado