

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) confirmou o afastamento de servidores da 10ª Ciretran de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, após operação desencadeada pelo Ministério Público. Contudo, não há informações sobre o nome dos servidores afastados ou envolvidos no esquema. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (23), no âmbito da Operação Fraus Omnia.
A operação apura fraudes na liberação de carteiras de motorista [CNH] e vistoria de veículos.
Em nota, segundo o Bahia Notícias, o Detran-BA afirmou que a Corregedoria do órgão já começou a analisar as informações que fundamentaram a operação. O departamento disse também que uma equipe está a caminho de Barreiras para acompanhar as investigações.
Além disso, o Detran-BA informou que segue em curso uma licitação para implantar o sistema de monitoramento das provas práticas aplicadas no processo de habilitação, como parte das medidas de controle e modernização voltadas à lisura dos serviços prestados à sociedade.
“O Detran-BA continuará colaborando com os órgãos de controle e investigação, reafirmando sua atuação firme e transparente em defesa do interesse público e da integridade institucional”,
finaliza a nota.
De acordo com MP-BA, foram apreendidos quase R$ 300 mil entre dinheiro em espécie e cheques. Além disso, a operação apreendeu um celular, um caderno com anotações diversas, um carimbo e dois extratos bancários. Segundo a investigação, o grupo investigado atua de forma estruturada no âmbito da 10ª Ciretran do município de Barreiras, com participação interligada em diferentes etapas das fraudes.
As investigações revelaram a existência de indícios da prática de crimes como corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado