A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado nesta semana, alertando os profissionais de saúde sobre o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China. A pasta, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), reforça a necessidade de atenção redobrada na identificação e comunicação de casos suspeitos de infecções respiratórias no estado.
Recomendações para profissionais de saúde
A Sesab orienta que os núcleos de epidemiologia trabalhem em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). As principais medidas incluem:
- Monitoramento ativo de casos de infecções respiratórias.
- Comunicação imediata de suspeitas à Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
- Atenção especial a pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Apesar do surto na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não emitiu um alerta internacional. O Ministério da Saúde do Brasil informou que acompanha a situação. Contudo, jornais do mundo inteiro tem reportado que hospitais chineses estão lotados.
O que é o metapneumovírus HMPV?
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Ele pode causar:
- Infecções leves nas vias respiratórias superiores (síndrome gripal).
- Casos graves de síndrome respiratória aguda, especialmente em crianças menores de 2 anos.
Embora possa afetar indivíduos de todas as faixas etárias, as crianças menores de 2 anos são as mais frequentemente acometidas. Atualmente, não existe uma terapia antiviral específica para tratamento do HMPV, nem uma vacina disponível para prevenção da infecção. Contudo, a pasta ressalta-se a necessidade de vacinação contra Covid-19 e influenza.
Leia mais em Portal do Cerrado