Sesab emite alerta sobre surto de metapneumovírus na China

Pasta orienta profissionais da área de saúde para maior atenção na identificação e comunicação de casos de infecções respiratórias

surto de metapneumovírus, HMPV, infecções respiratórias, vigilância epidemiológica Bahia
Monitoramento de infecções respiratórias reforçado na Bahia devido a surto de HMPV na China - Foto: CDC/EUA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado nesta semana, alertando os profissionais de saúde sobre o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China. A pasta, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), reforça a necessidade de atenção redobrada na identificação e comunicação de casos suspeitos de infecções respiratórias no estado.

Recomendações para profissionais de saúde

A Sesab orienta que os núcleos de epidemiologia trabalhem em colaboração com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e os Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). As principais medidas incluem:

  • Monitoramento ativo de casos de infecções respiratórias.
  • Comunicação imediata de suspeitas à Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
  • Atenção especial a pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Apesar do surto na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não emitiu um alerta internacional. O Ministério da Saúde do Brasil informou que acompanha a situação. Contudo, jornais do mundo inteiro tem reportado que hospitais chineses estão lotados.

O que é o metapneumovírus HMPV?

O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Ele pode causar:

  • Infecções leves nas vias respiratórias superiores (síndrome gripal).
  • Casos graves de síndrome respiratória aguda, especialmente em crianças menores de 2 anos.

Embora possa afetar indivíduos de todas as faixas etárias, as crianças menores de 2 anos são as mais frequentemente acometidas. Atualmente, não existe uma terapia antiviral específica para tratamento do HMPV, nem uma vacina disponível para prevenção da infecção. Contudo, a pasta ressalta-se a necessidade de vacinação contra Covid-19 e influenza.

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8570 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários