Sesab promove curso de profissionalização para mais de 25 mil agentes comunitários de saúde

Sesab promove curso de profissionalização para mais de 25 mil agentes comunitários de saúde Foto: Agência Senado

Os 417 municípios da Bahia têm até o dia 20 de maio para manifestar interesse e indicar o quantitativo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que farão o segundo módulo do curso de profissionalização. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPBA), o curso tem duração de 520 horas, tem mais de 25 mil vagas e contempla aulas presenciais e online.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, os gestores municipais interessados devem acessar o link e, posteriormente, enviar uma Declaração de Interesse e Compromisso para o email [email protected]. “A expectativa é capacitar 25 mil agentes comunitários de saúde. Para isso, vamos investir mais de R$ 2 milhões”, afirmou o secretário.

Este módulo terá como enfoque a Vigilância em Saúde. Serão quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental. Como resultado, o curso visa a qualificar a Atenção Básica em diversos aspectos, a exemplo da melhoria do cuidado, proteção e promoção da saúde da população no território de cada ACS

Sobre Darlan Alves Lustosa 8329 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários